comida

Votação NiO: qual é a melhor gelataria do concelho de Oeiras?

Preprámos uma lista com alguns dos melhores espaços perto de sua casa. Porém, como sempre, a escolha do vencedor é sua.
O melhor do verão.

Existem várias histórias e lendas sobre a origem do gelado. A versão mais difundida é a de que nasceu na China. Este povo sempre utilizou gelo para arrefecer ou conservar alimentos. Os primeiros gelados, naquele país, surgiram com a mistura de neve e polpa de fruta.

O mesmo método chegaria a Itália e seria difundido em 1550, quando um médico espanhol que vivia em Roma, Blasius Villafranca, descobriu que era muito mais fácil congelar um alimento quando se juntava nitrato de potássio à neve.

A palavra gelado surgiria depois, em 1565, com a família Nobil de Medici de Firenze, em Florença. Nessa região italiana, o mesmo método era utilizado e os gelados tiveram, pela primeira vez na Europa, uma produção em larga escala.

Hoje, são sinónimo de verão em praticamente qualquer país. E já não é só em Itália que pode experimentar os melhores gelados. Existem vários espaços, muitos deles de produção totalmente artesanal, no concelho de Oeiras.

Por isso mesmo, e com o verão como pretexto, a New in Oeiras resolveu descobrir qual é a gelataria favorita dos oeirenses. Queremos saber qual é o sítio onde vai todos os fins de semana nos meses de verão.

Escolhemos sete gelatarias no concelho de Oeiras para votar na sua favorita. Os votos serão contados até segunda-feira, 26 de julho, altura em que será anunciado o grande vencedor.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA