Maionese de ervas e pepino marinado são os ingredientes-chave do Marquês, o novo hambúrguer que promete conquistar os oeirenses. Depois do sucesso na última edição das Festas de Oeiras, os famosos smash burgers do Trinca e Molha regressaram ao Jardim Municipal de Oeiras com muitas novidades.
“O ano passado correu muito bem, foi uma experiência incrível e depois de terminarem as festas ainda pensámos em abrir um espaço físico, mas precisávamos de tempo. Decidimos inscrever-nos novamente este ano e melhorar tudo o que correu menos bem, além de eliminar dificuldades como reduzir o tempo de espera”, explica Afonso Palmeira, de 22 anos.
Tudo começou em 2025, quando três amigos decidiram levar um conceito diferente às Festas de Oeiras. Afonso Palmeira, Hugo Veiga, ambos de 22 anos, e Marta Pereira, de 23, criaram o Trinca e Molha, numa ideia que surgiu durante uma viagem de Afonso a Budapeste, em 2023. “Descobri o conceito dos smash burgers, que ainda era novidade. Quis trazê-lo para as Festas de Oeiras, até para fugir ao típico: bifanas, entremeadas e sardinhas”, recorda.
No ano passado, os três amigos venderam 170 smash burgers logo no primeiro dia. Este ano, o arranque voltou a surpreender. “Este início correu muito bem, conseguimos aumentar cerca de 30 por cento em relação ao ano passado”, conta.
Entre as propostas do menu encontram-se o Clássico, com carne, queijo cheddar e molho especial (9€), o Oeirense, com carne, cheddar e maionese trufada (9,50€), e o Isaltino, com carne, bacon e molho picante (10€). Este ano decidiram surpreender os visitantes com o Marquês.
“Decidimos investir mais em publicidade na marca do que o habitual feirante aqui das festas, então queremos surpreender os clientes com novidades e cativar mais pessoas. Quisemos ter um sabor que complementasse o menu: já tínhamos o clássico para quem não gosta de arriscar, o Isaltino, para quem prefere picante, e o Oeirense, com trufa, para algo mais requintado”, explica.
Ver esta publicação no Instagram
Os amigos procuravam um sabor mais fresco para a primavera. “Fizemos alguma pesquisa internacional e encontrámos um ingrediente que faz sucesso na marca Junk, de smash burgers. Trata-se de um sabor fresco que junta maionese de ervas e sunomono, que é pepino fatiado muito fino, marinado em vinagre de arroz e temperado com açúcar”, diz.
O Marquês (9,50€) leva 180 gramas de carne, queijo cheddar, maionese verde, feita com manjericão e ervas, e pepino marinado. “Tal como nos outros hambúrgueres, as batatas estão incluídas”, garantem.
“Desde 29 de maio, o primeiro dia das Festas de Oeiras, já vendemos cerca de 150 burgers Marquês. Está a correr bem.”
As novidades não ficam pela comida. O Trinca e Molha juntou-se também à Don Pavili, gelataria bem conhecida do concelho. O stand conta com gelados de limão, Oreo, morango e caramelo com sal rosa dos Himalaias, todos a 3,50€.
Por lá encontra ainda bebidas como cerveja (1,80€), sidra (2,50€), sangria (2€) e refrigerantes (2€). “Acho que acabamos por atrair mais jovens por vendermos sidra”, admite.
Além das novidades gastronómicas, o Trinca e Molha preparou uma atividade para atrair ainda mais pessoas à zona de restauração das Festas de Oeiras. “A ideia é combater as horas mortas durante o fim de semana, quando temos menos pessoas no recinto. A partir das 14 horas, vamos dinamizar nas mesas em frente ao stand uma troca de cromos da caderneta do Mundial”, contam.







