Dificilmente encontra algum guloso confesso que resista a um bom chocolate quente, bebida doce e cremosa feita com o ingrediente que lhe dá nome ou com cacau dissolvido em leite ou água. Tradicional ou irreverente, líquido ou espesso, mais ou menos cremoso, várias são as opções quando o assunto é a iguaria particularmente apetecível nos dias mais frios, embora saiba bem em qualquer altura do ano, sobretudo quando se procura um lanche diferente.
Para os que preferem a bebida bem cremosa, Tiago Silva, o ex-concorrente do “MasterChef”, tem a receita perfeita, que se prepara rapidamente com meia dúzia de ingredientes. Uma vez pronta, pode apreciá-la ainda quente ou guardá-la no frigorífico durante cerca de uma semana para beber quando lhe apetecer.
Se gostava de provar as iguarias confecionadas pelo chef que ficou em quarto lugar na edição do programa em 2019, saiba que este lançou agora um projeto onde se dispõe a ir a casa dos clientes cozinhar para eles. Antes de ir já marcar uma data, experimente fazer a receita de chocolate quente de Tiago Silva em sua casa.
Do que precisa
— 50 gramas de açúcar
— 250 ml de natas
— 250 ml de leite
— 2 gemas
— 250 gramas de chocolate negro
— uma pitada de sal
Como se faz
Comece por caramelizar o açúcar em lume médio baixo. De seguida adicione as natas e o leite. Aumente o lume e mexa até a mistura estar bem uniforme. Enquanto vai mexendo, deixe cozinhar entre três a quatro minutos em lume médio.
Posteriormente, diminua o lume e junte as gemas. Deixe cozinhar mais três minutos antes de retirar e acrescentar o chocolate e o sal. Após dois minutos de descanso, triture com a varinha mágica, o que vai fazer com que fique uma mistura emulsionada e mais cremosa.
Caso não se queira dar ao trabalho, carregue na galeria para conhecer alguns spots oeirenses onde pode provar bons chocolates quentes.