Assim que os dias começam a esfriar, existem hábitos que regressam à rotina diária dos portugueses, como a aposta nas bebidas quentes. Em sintonia com o clima, não há nada melhor que tomar chá, debaixo de uma manta, com uma série ou um livro a acompanhar. Uma boa opção a qualquer hora do dia, a verdade é que o chá faz parte da nossa rotina há séculos. Apesar de ter sido descoberto na China, onde o cultivo da planta do chá estava popularizado, só chegou ao mundo ocidental muito mais tarde, tendo sido introduzido na Europa pelos portugueses, no século XVI.
Preparado através da infusão de ervas, folhas, flores, raízes, frutos ou sementes de certas ervas e plantas naturais a bebida chegou primeiro às classes mais abastadas, até se ter democratizado à população em geral. São inúmeras as variedades de chá e infusões que hoje se podem experimentar, com diferentes aromas para todos os gostos, dos mais simples, aos mais elaborados. Porém, talvez sinta que as variedades que encontra nos supermercados são sempre as mesmas, sem grandes surpresas.
Nesse caso, se for um verdadeiro apreciador de chá, o ideal é procurar espaços totalmente dedicados a este produto e, de preferência, que vendam a granel para que possa comprar na quantidade que desejar. É esse o conceito da Tea Shop, uma marca que nasceu em Espanha há mais de três décadas, pelas mãos de um empreendedor sueco, Per Sundmalm, que tinha o sonho de abrir uma loja de chá de alta qualidade.
Atualmente, está presente em diferentes países da Europa e América do Sul, com vários espaços abertos em Portugal. No passado mês de junho chegou a Oeiras, mais precisamente ao centro comercial Oeiras Parque. Com a aproximação do outono, época em que o hábito de beber chá ganha maior destaque na rotina dos portugueses, a loja tem notado também um crescente interesse por parte dos oeirenses.
À New in Oeiras, Marcos Athayde, responsável pelo franchising da Tea Shop neste espaço (e também no Chiado), conta a razão para a marca ter escolhido esta localização: “As pessoas que vivem aqui na linha são grandes apreciadoras de chá. Não havia nenhuma loja por aqui. Para ir até à nossa loja, teriam que deslocar-se a Lisboa, por exemplo. Portanto, foi para colmatar uma lacuna que havia nesta zona. Ficámos surpreendidos com a afluência de clientes que tivemos até nestes meses de verão”.
O espaço, que está adaptado à venda e degustação de chás a granel e produtos gourmet, tem mais de 150 variedades de chás (que contêm teína) e infusões (sem teína). As origens são diversas: China, Japão, Índia, Sri Lanka, entre outras. “A marca acompanha todo o processo, desde a plantação do chá, ao transporte, até os produtos serem levados para o nosso laboratório para fazer os blends”, conta Marcos Athayde.
Avisamos já que vai ser difícil escolher, assim que entrar na loja. Vai sentir os cinco sentidos a despertar. Peça ajuda a um dos colaboradores, que vão ajudá-lo na escolha, explicando os diferentes tipos de chá, as misturas ali disponíveis, com a possibilidade de sentir o aroma de cada uma para que possa escolher aquela que mais se adequa ao seu gosto, ou experimentar algo totalmente diferente.
É a partir das folhas frescas da planta designada como “camelia sinensis”, que se elaboram as distintas variedades de chá, que encontra na loja. Desde o chá preto (para energia e vitalidade, antioxidante), ao chá vermelho pu-erh (com propriedades detox), passando pelo chá verde (poder antioxidante, facilita a digestão, controla do açúcar no sangue), ao chá branco (poder antioxidante, vitaminas), também o chá amarelo (digestivo, anti-inflamatório, potencial diurético), o chá oolong (reforça sistema imunitário, é diurético, relaxante e refrescante) e, ainda, as infusões com diferentes propósitos, já que podem ser digestivas, relaxantes, revitalizantes, vitamínicas ou isotónicas. Há ainda a grande coleção de Rooibos e o clássico Matcha Gracia Blend Green.
Pode conhecer ao pormenor os benefícios de cada tipo de chá e todas as variedades que vai encontrar disponíveis na loja, no site da Tea Shop. O ponto negativo é que, através de um ecrã, não consegue sentir os intensos aromas de cada um, por isso é aconselhada uma visita à loja, caso algum lhe desperte particular curiosidade.
Os produtos necessários para um ritual do chá perfeito
O prazer de beber uma aromática chávena de chá a fumegar é um ritual que pode começar muito antes de dar o primeiro gole. Na verdade, tem início assim que entra na loja para escolher o sabor ou mistura que quer levar para casa. Na embalagem do aroma que escolher, terá a informação da temperatura a que deve ser servido e dos minutos certos para a infusão, que convém seguir à risca.
“Queremos instruir as pessoas a conseguir reproduzir em casa aquilo que elas provam aqui e que faz um bom chá. Por exemplo, a quantidade ideal de chá que colocamos na caneca, nem mais nem menos, ou o tempo de infusão, que muda de chá para chá. Por exemplo, o chá verde só precisa de dois minutos na água quente. As pessoas contam histórias caricatas, que deixam muito mais minutos e depois não gostam, porque muda o sabor, fica amargo. Há outros que precisam mesmo de dez minutos”, garante Marcos Athayde.
Todos os chás da Tea Shop são misturas próprias, que pretendem levar os clientes numa viagem de sabores. Se gosta de chá preto, pode provar, por exemplo, o chocolate temptation (8,95€ por 100 gramas) com cacau, casca de cacau, chocolate preto e branco; o taj mahal (7,99€ por 100 gramas), com casca de laranja, canela, óleo de cravo, pétalas de rosa; ou o gingerbread (8,75€ por 100 gramas), com gengibre, alfarroba, passas, maçã, citrinos, cravo, canela, cardamomo, pimenta, aromas.
Se prefere chá vermelho, experimente o Garcia bleng red (10,75€ por 100 gramas) com casca de laranja, pétalas de flor de milho, pétalas de rosa vermelha, pétalas de girassol, baunilha, aromas; ou o frutas del bosque (10,50€ por 100 gramas) com morango, mirtilo, folhas de morango selvagem, groselha. Caso seja fã de chá amarelo pode provar o special yellow sun tea China (24,95€ por 100 gramas), cuja infusão terá que ser feita a 85 graus, durante três minutos.
Como estamos no arranque do outono, fica a sugestão de uma infusão de cor âmbar, que combina na perfeição com a estação do ano. “Happy pumpkin” é o nome desta mistura que reúne ingredientes como maçã, ananás, alfarroba, cenoura, rooibos, canela, anca rosa, abóbora, sementes de abóbora, laranja, ameixa, pétalas de girassol e aroma (9,50€ por 100 gramas). Estes são apenas alguns exemplos que representam a enorme variedade que tem à escolha.
“Os chás que fazem mais sucesso aqui na loja, curiosamente são mais as infusões, para relaxar, ou os digestivos. Um dos que mais sai, o nosso best-seller, é o ‘fruit explosion’, que tem 15 frutos diferentes e que faz parte da linha desperdício zero, ou seja, fazemos o chá com os frutos, que depois se podem aproveitar para comer, colocando no iogurte, num gelado, etc. É o que mais vendemos por semana.”, conta o responsável. Esta opção, pode inclusive beber-se fresca no verão, assim como o “Fresh coconut”, com batata doce roxa, erva príncipe e coco tostado, outra das infusões que está entre os produtos mais vendidos. A marca tem, por vezes, este tipo de infusões à disposição dos clientes para que possam provar.
Mas se acha que a Tea Shop tem apenas à disposição o chá em si, desengane-se. A marca especializou-se também na área de acessórios, com uma vasta gama de complementos necessários para aproveitar em pleno a sua hora do chá. Desde colheres medidoras, a infusores, bules, colheres de bambu, termos para beber em viagem e um dos produtos mais elogiados da marca: as chávenas, de vidro ou porcelana, com tampa e com infusores próprios incluídos. Há também vários tipos de packs com produtos da loja que pode oferecer a alguém que seja fã de chá.
“O nosso objetivo é que a pessoa saia daqui com tudo o que é necessário para fazer um chá perfeito. Que leve desde a chávena, ao infusor, à colher medidora, para saber a quantidade ideal de chá que colocamos na caneca, nem mais nem menos. E temos também alguns produtos alimentares para acompanhar o próprio chá”, conta Marcos.
Neste segmento, encontra bolachas e biscoitos, com vários sabores, que ligam na perfeição com a bebida. Aliás, as bolachas “Top & Tea Toffee (6,25€), com recheio de manteiga, caramelo e especiarias, são perfeitas para colocar em cima da caneca, substituindo a tampa, já que o vapor quente do chá vai derretendo o caramelo da bolacha, garantindo uma experiência muito saborosa e que se vai tornar num hábito guloso lá em casa. Há também produtos para adoçar a bebida como compotas, mel e pólen de abelha, e ainda bombons feitos com chá e até uma espécie de espumante, sem álcool nem açúcar, produzido com chá branco e oolong.
De seguida, carregue na galeria para ver imagens da nova loja e conhecer alguns dos produtos que vai poder encontrar por lá.