Que se come muito bem no concelho de Oeiras, não é novidade. Há restaurantes para todo o tipo de paladares exigentes e, apesar de sabermos que os oeirenses são fiéis aos seus spots favoritos, também é certo que estão sempre dispostos a conhecer novos espaços e sabores. Se lhe vêm à cabeça sempre os mesmos nomes quando se fala em petiscos, por exemplo, poderá querer acrescentar mais um à lista: Tem Graça.
O espaço abriu na primavera de 2022, em Tercena, com propostas que atraíram a vizinhança, mas também clientes fora daquela zona, que quiseram ir experimentar o irmão mais novo do famoso restaurante O Quintal, na Amadora. “Queremos contrariar a tendência de que, para se comer bem e em sítios giros, temos que sair das zonas onde moramos, na periferia, para ir para Lisboa ou locais mais afastados de casa”, apontou Margarida Breia, responsável pelos espaços, à NiO.
Com um conceito de petiscaria, num ambiente acolhedor e intimista, o Tem Graça pode ser a resposta perfeita quando está indeciso sobre onde ir jantar com amigos, mas também uma boa solução para a hora de almoço. Para os dias em que não teve tempo de cozinhar, de preparar a lancheira, ou apetece-lhe simplesmente almoçar fora do escritório para espairecer ou pôr a conversa em dia com colegas e amigos, esta é uma opção a considerar.
E não se deve só aos sabores tradicionais portugueses, com um toque moderno, servidos pelo espaço — é que desde o início de novembro, o restaurante lançou um menu de almoço completo por 12,90€. Está disponível todos os dias e inclui prato principal, bebida, sobremesa e café, “proporcionando uma experiência gastronómica completa e acessível”, refere Margarida, de 34 anos.
Os pratos variam diariamente “e foram pensados para agradar a todos os paladares”, desde hambúrguer de novilho com batatas fritas e ovo estrelado, a bacalhau à Brás, filetes de pescada com crocante de amêndoas e arroz de tomate ou almôndegas com puré de batata trufado.
A bebida pode ser água ou alguma especial em cada dia, como limonada de frutos vermelhos. As sobremesas também vão mudando. Esta semana, por exemplo, foi servida uma panna cotta de caramelo.
“Este novo menu surge do nosso compromisso de oferecer uma refeição completa e equilibrada a um preço acessível, para todos os que procuram uma pausa deliciosa e conveniente durante o dia de trabalho,” refere Margarida Breia. Para a empreendedora, “o melhor marketing é o boca a boca. Clientes que vêm, experimentam, gostam e chamam os amigos”, por isso deixa o convite a todos de passarem por lá a experimentar.
Um restaurante familiar
“Esta é uma área com uma elevada densidade populacional e estamos num concelho onde as pessoas gostam de comer bem. Quisemos abrir aqui precisamente para dinamizar a zona, trazer coisas novas”, contou Margarida à NiO.
A ideia de ter um restaurante de petiscos partiu do seu próprio gosto pessoal. “Já adorava receber pessoas em casa, ter amigos à mesa com boa comida. E quis trazer esse conceito para os meus restaurantes”, revela a empreendedora que trouxe alguns dos pratos d’O Quintal para este espaço.
“Acrescentámos alguns sabores novos e adicionámos mais um prato de carne, que alguns clientes pediam. Mudei totalmente a garrafeira, achei que era necessário, e temos aqui vinhos de norte a sul do País, tanto brancos, como tintos”, afirma.
Quanto à decoração, Margarida assume que foi a sua mãe, Graça, que tratou de todos os pormenores. O nome do restaurante é, aliás, um trocadilho e uma homenagem à mesma. Nas paredes do restaurante moram algumas obras de arte.
“Temos uma peça da Arboretto e também algumas da artista brasileira Cristina Ripper. Várias pessoas nos perguntam se estão à venda. Estas não estão, mas a artista tem serigrafias semelhantes que os clientes podem ter também em sua casa”, sublinha.
À entrada, a receber os clientes, está uma esplanada coberta, com muita luz natural. Pode ficar por ali ou, se preferir estar mais resguardado, passar para a sala interior. “Queríamos um ambiente agradável, que convide os clientes a ficar. Tentamos sempre ter um atendimento de qualidade, mas que não seja intrusivo, queremos que os clientes se sintam à vontade”, conclui Margarida.
Carregue na galeria para conhecer melhor o espaço e alguns petiscos do Tem Graça.