Em Portugal todos conhecem o conceito. O bacalhau à Brás nasceu no Bairro da Mouraria, em Lisboa, feito por um taberneiro que se chamava Braz. A junção de bacalhau desfiado, batata frita e ovos levou à criação de uma das receitas mais típicas do nosso País.
Ao longo dos anos o prato tem sido adaptado com outros ingredientes: frango, atum e alheira são alguns exemplos. Mas também há opções 100 por cento vegetais. As estrelas do prato podem ser os legumes (a versão de alho francês à Brás é amplamente replicada) ou uns cogumelos, por exemplo.
Este é um ingrediente com vários benefícios para a saúde. Ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares e a equilibrar o sistema imunológico. Os cogumelos possuem fibras, proteínas, entre outros nutrientes que têm também uma ação antioxidante. Por conter boas quantidades de fibras e água, os cogumelos melhoram o funcionamento do intestino. A presença de proteínas ajuda também a manter a massa muscular.
Quanto à receita, a sugestão é de que utilize bebida vegetal (ao seu gosto, seja de soja, aveia ou amêndoa) para substituir os ovos batidos, o que vai dar ao preparado uma textura mais cremosa.
É isso que propõe a receita de “Cogumelos à Brás”, de Diana da Silva, autora do projeto “The Therapist”. Com pequenas mudanças nos ingredientes, junta a tradição com um twist mais saudável. O resultado é um prato simples de confecionar, mais leve e reconfortante.
A alternativa é uma ótima escolha para quem quer matar saudades de um bacalhau à Brás, mas com uma opção vegetariana e mais leve.
Do que precisa
— 300 gramas de cogumelos frescos (Portobello, marron ou brancos)
— 1 alho-francês grande (só a parte branca), cortado em rodelas finas
— 1 cebola média picada
— 2 dentes de alho picados
— 2 batatas médias cortadas em palitos finos (pode optar por batata-palha já pronta)
— 1 colher de sopa de azeite
— Sal e pimenta preta a gosto
— 1/2 chávena de bebida vegetal sem açúcar (soja, aveia ou amêndoa)
— Salsa fresca picada (para servir)
— Azeitonas pretas para decorar (opcional)
Como se faz
Comece por aquecer o azeite numa frigideira larga. Coloque a cebola, o alho e o alho francês e deixe refogar até ficarem macios e dourados. Junte os cogumelos laminados e deixe cozinhar até perderem a água. Depois adicione as especiarias: a cúrcuma, o sal e a pimenta. Mexa para envolver bem no preparado.
Enquanto isso, à parte, frite as batatas ou asse-as no forno com um fio de azeite. Pode saltar este passo se optar por comprar batata palha. Adicione-as aos cogumelos quando estiverem prontas.
Logo em seguida, adiciona a bebida vegetal. Mexa com muito cuidado, de forma delicada, para obter uma textura cremosa. Retifique os temperos e desligue o lume. Sirva com a salsa fresca picada e as azeitonas. Pode acrescentar algas nori para dar um toque de mar ao prato.
Nota: a imagem de destaque é meramente ilustrativa.
Carregue na galeria para conhecer outras receitas saudáveis fáceis de fazer em casa.

LET'S ROCK






