comida

Rosarinho Allen partilha a sua receita de Bacalhau à Condessa dedicada a Oeiras

A oeirense é uma influencer septuagenária que partilha no Instagram a sua paixão pela cozinha tradicional portuguesa.
Imagem ilustrativa.

Se gosta de cozinhar e é de Oeiras, provavelmente segue Rosarinho Allen no Instagram. A cozinheira amadora tem 71 anos, 34 deles passados em Oeiras, e é uma espécie de influencer da cozinha tradicional portuguesa.

Mora mesmo ao lado do Parque dos Poetas e foi contabilista durante 40 anos. “Agora reformada, entrei no Instagram como hobby para divulgar pelos quatro cantos do mundos as minhas receitas culinárias baseadas nos sabores tradicionais e familiares. Sempre adorei cozinhar, tenho uma coleção infinita de livros dos mais conceituados cozinheiros portugueses e não só, mas depois faço sempre a minha versão”, conta à New in Oeiras.

Ao contrário do que se possa pensar, Rosarinho não vende a sua deliciosa comida para fora. Cozinha para a família e os amigos, “que adoram ter a Rosarinho na cozinha com humor [risos]”.

Rosarinho Allen escolheu um prato de bacalhau, o rei da sua cozinha, para divulgar aos leitores da New in Oeiras. “Criei este prato exclusivamente dedicado à Vila de Oeiras, chama-se Bacalhau à Condessa.”

Do que precisa

— Um lombo de bacalhau demolhado;
— Um copo de azeite;
— Sal a gosto;
— Uma folha de louro;
— Uma cebola em meias luas;
— Dois dentes de alho esmagados;
— Três batatas grandes;
— Uma chávena de coentros picados;
— Azeitonas pretas a gosto;
— Pimentos morrones em tiras;
— Uma chávena de leite.

Como se faz

Comece por colocar o lombo do bacalhau, já demolhado, numa caçarola com o leite, coentros picados e regue com azeite. Deixe repousar meia hora. Leve ao lume e deixe ferver durante oito minutos. Retire do lume e deixe repousar na caçarola, tapada.

A seguir, leve a cozer as batatas em água, sal e uma folha de louro por cerca de 20 minutos. Quando cozidas, retire o louro e escorra. Esmague as batatas rusticamente, adicione um pouco do líquido da cozedura do bacalhau e junte azeitonas pretas picadas, um pouco de coentros picados e retifique temperos.

Numa frigideira, deite o resto do azeite, refogue a cebola em meias luas, uma folha de louro e dois dentes de alho esmagados. Quando estiver translúcida reserve.

Num refratário de barro, coloque metade da cebolada e tirinhas de pimentos morrones, coloque o bacalhau em lascas (e limpo de espinhas), cubra com a restante cebolada e algumas tiras de pimentos morrones.

Cubra com maionese caseira. Em redor, coloque pequenas porções da esmagada de batata, enfeite com azeitonas e tiras de pimentos e leve a gratinar em forno posição grill. Quando estiver dourado, está pronto a servir.

De seguida, carregue na galeria para conhecer este delicioso prato que pode fazer em sua casa, assim como a sua autora.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA