comida

Quer acabar com a barriga inchada? Beba este super chá

É uma combinação de dois alimentos que vão ajudá-la a sentir-se melhor no dia a dia.

Sair de casa com a barriga lisa e chegar ao final do dia a parecer um verdadeiro mestre da cerveja é uma das sensações mais desconfortáveis de sempre. 

“O excesso de peso, a acumulação de gases, a obstipação, as alterações hormonais, o sedentarismo, as intolerâncias alimentares e até os problemas digestivos podem ser um dos motivos para termos a barriga inchada quase sempre”, explica à NiT Bárbara de Almeida Araújo, nutricionista e autora do blogue “Manias de uma Dietista“.

Mas estes não são os únicos motivos, já que a alimentação também influencia bastante o inchaço da barriga. A pensar nisso, a NiT já partilhou 12 regras que deve seguir para acabar de vez com o problema, como reduzir o consumo de sal, evitar pão branco e diminuir a ingestão de lactose. Se isto não foi suficiente, há um chá que pode ser a sua salvação.

Estamos a falar do chá de hortelã e pimenta, que tem um sabor forte e aromático. Segundo a especialista, esta bebida combate o inchaço, a azia e a flatulência.

“O chá ainda pode ser útil no relaxamento dos músculos, ajudando a reduzir o stress e a ansiedade, o que contribui para acalmar o sistema digestivo”, acrescenta.

Porque é que esta combinação é tão eficaz?

A hortelã contém cerca de 44 calorias a cada 100 gramas. Além disso, é rica em proteína, potássio cálcio, magnésio, ferro e nas vitamina B6 e C. E há mais um ponto positivo: contém uma boa quantidade de fibras, um nutriente que promove a sensação de saciedade. Ou seja, vai ajudá-lo a não ter fome durante mais tempo e, assim, controlar o apetite. Isto quer dizer que este chá também é um aliado para quem está a tentar perder peso.

Já a pimenta possui cerca de 40 calorias por cada 100 gramas. A caiena, por exemplo, contém capsaicina, uma substância que tem propriedades termogénicas, ajudando a acelerar o metabolismo e a inibir o apetite, segundo a especialista. Aliás, a NiT já tinha recomendado esta especiaria para adicionar aos chás no geral por esta razão.

Como se deve ingerir este chá?

A recomendação é utilizar duas colheres de chá rasas para uma chávena de água. Deve ferver durante um minuto e deixar em infusão durante cinco minutos. Depois, adiciona uma colher de chá de pimenta caiena em pó. Contudo, não deve exagerar na quantidade diária. Pode beber duas chávenas, por exemplo, a seguir às refeições principais.

E atenção: este chá não é aconselhável para grávidas, mulheres que estão a amamentar, bebés e crianças — nestes casos, deve consultar primeiro o seu médico.

tags: alimentação, alimentação saudável, Bárbara de Almeida Araújo, barriga inchada, barriga lisa, chá, chá de hortelã, manias de uma dietista