comida

Prepare os copos com gelo: Festival da Caipirinha está a chegar a Oeiras

É já no fim de semana de 21 e 22 de julho, no Mercado Municipal. A entrada é livre.
Aproveite a experiência.

Solte o samba que tem no pé e apure o paladar para os sabores tropicais que vai poder provar no próximo fim de semana. O “Festival da Caipirinha, Grogue e Lusofonia” chega já nos dias 21 e 22 de julho ao Mercado Municipal de Oeiras, entre as 11 e as 23 horas. A entrada é gratuita.

Cachaça, lima, açúcar e gelo são os ingredientes que compõem a caipirinha. Mas, neste evento, a fórmula do sucesso passa também por juntar música, animação, gastronomia e misturas culturais. Ao longo dos dois dias, vai poder saborear esta bebida com sabor a Brasil, assim como grogue, e explorar a gastronomia dos países de língua oficial portuguesa, onde não vão faltar iguarias como o pastel de vento ou a coxinha.

Os visitantes vão também poder assistir a apresentações de dança, música e capoeira e até realizar workshops desta última, que mistura dança com artes marciais. Para quem prefere workshops menos agitados, saiba que também será realizado um de caipirinha e outro dos famosos brigadeiros. 

Toma nota de alguns horários importantes. No sábado, 22 de julho, para as 17 horas está marcado o workshop de brigadeiro com cachaça e o workshop do cuscuz à queijadinha, de Cabo Verde, com Clara Marques. Às 17h30 será a vez de doces e salgados de Cabo Verde com Guanela Neves. Às 18h30, acontece o workshop de caipirinha e às 19h30 o de grogue e licores de grogue, com sabor a Cabo Verde, com Maria José Fortes.

Já no domingo, 23 de julho, às 17 horas pode conhecer bebidas da Ilhas, grogue e muito mais com Clara Marques ou assistir ao workshop de brigadeiro com cachaça. Às 17h30 há feijão à moda da terra (São Tomé e Príncipe) com Tia Xinda e às 18 horas, para queimar as calorias, decorre o workshop de capoeira. Às 18h15, para quem prefere estar mais sossegado, há o workshop de caipirinha, às 18h45 o de grogue e às 19h30 o de bebidas diversas. 

A Associação Caboverdeana de Lisboa e a Associação Lusofonia Cultura e Cidadania, promotoras do evento, convidam  todos os oeirenses a deixarem-se envolver na alegria, nos sabores e na diversidade cultural deste festival. Será uma verdadeira celebração da lusofonia, destacando a riqueza gastronómica e as tradições dos diferentes países de língua portuguesa. É a ocasião perfeita para experimentar sabores autênticos, conhecer vários estilos de dança, viver diferentes tradições e poder ver de perto a multiculturalidade desta comunidade.

Se gosta de bebidas frescas, mas prefere que sejam sem álcool, carregue na galeria para conhecer sete receitas de águas aromatizadas, muito fáceis de preparar e super saborosas.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA