comida

O Boom Bao revelou-nos uma receita especial inspirada em sabores da Ásia

João Paulino, responsável pelo restaurante, partilhou com a New in Oeiras uma proposta saudável e prática.
Delicie-se com a sua recriação.

Pão é daquelas coisas que não pode falar numa mesa tipicamente portuguesa e há mil e uma maneiras de o fazer e de o comer. Mas, não são só os portugueses que o adoram. Na Ásia, o gua bao é uma iguaria e trata-se de um pão cozido a vapor que depois é recheado com diferentes vegetais e proteínas. A sua preparação é demorada, por ser à base de farinha moída em mós de pedra, massa mãe e precisar de uma lenta fermentação de, pelo menos, 24 horas. Ainda assim, é uma opção, que já pode ser comprada feita em alguns supermercados. 

Por isso, a New in Oeiras pediu aos responsáveis do restaurante Boom Bao para criar um receita com inspiração nos sabores indianos e que serve duas pessoas. Os ingredientes principais são fáceis de encontrar e não se preocupe: o prato é bastante saudável.

Do que precisa

— um peito de frango em bifinhos pequenos;

— uma batata doce; 

— uma beringela; 

— uma courgete; 

— 1/2 de cada pimento (vermelho e amarelo); 

— uma cebola roxa; 

— dois dentes de alho; 

— um litro de água; 

— três colheres de caril; 

— uma colher de pimentão doce; 

— uma colher de mostarda; 

— uma colher de molho de soja;

— uma colher de piri piri;  

— uma colher de alho em pó; 

— sal e pimenta a gosto; 

Sugestão Boom Bao: Chutney de Manga (pode comprar já feito). 

Como se faz

Comece por lavar muito bem os legumes, descasque e corte todos eles em pequenos pedaços. Atenção: reserve as cascas para o caldo. De seguida, coloque um pouco da cebola e do alho numa panela a refogar em azeite, quando dourar é só colocar as cascas e mexer e deixar refogar por uns cinco a dez minutos. Quando refogado, temperar com o caril, pimentão doce, mostarda, molho de soja, pimenta e sal. Regue tudo com o litro de água já quente e deixe ferver cerca de +/-  uma hora em lume brando.

O passo seguinte é colocar todos os legumes num tabuleiro, temperar com sal e regar com uma parte do caldo. Leve ao forno a 180 graus aproximadamente uma hora.

Do caldo que sobra, retire um pouco para uma taça e deixe arrefecer ligeiramente para que possa mergulhar os bifinhos no caldo por dez minutos. Depois é só secar ligeiramente, colocar os mesmos sobre uma grelha previamente aquecida, polvilhar com piri-piri, sal e alho em pó (de um lado e do outro) e estar atento ao ponto da carne.

O prato

Num prato, é só colocar os baos abertos e fazer uma cama de chutney de manga para colocar os legumes por cima, o frango e umas folhas de coentros frescos. Depois disso está pronto para ser degustado. Acompanhe com umas batatas doces e uma cerveja Malquerida.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Estrada das Romeiras, Loja 20 C

    1495-117 Algés
  • HORÁRIO
  • Terça a Sábado das 12h às 23h
PREÇO MÉDIO
Entre 10€ e 20€
TIPO DE COMIDA
Comidas do mundo

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA