Pedro Duarte foi considerado o melhor Bartender de 2023. O jovem de 30 anos, natural de Vila Nova de Gaia, é o grande vencedor do mais prestigiado concurso de bar em Portugal. A edição deste ano foi organizada pela The Bottle Affair, em parceria com Edições do Gosto.
A final do concurso decorreu no passado domingo, 12 de novembro, no Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras. Além do sagrado vencedor, a final foi disputada pelos bartenders André Costa (Four Seasons Ritz Lisboa), Bruno Fernandes (Bistro 100 Maneiras em Lisboa), Luís Costa (Torto no Porto), Tiago Santos (Bairro Alto Hotel, em Lisboa) e Vivaldo Queirós (Varandas Cocktail &Wine Bar, Faro).
O pódio ficou completo com Luís Costa no segundo lugar e André Costa em terceiro. Pedro Duarte conquistou o primeiro lugar com três das suas criações originais: o Perfect Serve de Villa Oeiras Superior 15 Anos, harmonizado com um macarron de abóbora e beterraba, o “Carcavellos” (Cocktail Villa Oeiras) e “Desobediência Artística” (Cocktail Artístico).
“Ganhar o bartender do ano significa muito para mim e representa a concretização de um objetivo. A competição conta com uma tradição de vencedores únicos e daqui para a frente só me resta valorizar a distinção para que a indústria continue a crescer”, salienta Pedro Duarte, que também recebeu um vale de mil euros em equipamentos para bar.
O plantel de júris era constituído pelo Presidente Wilson Pires (Verso Cocktails), Constança Cordeiro (Toca da Raposa e Uni), Fernão Gonçalves (Plateform) e Marcella Ghirelli (Cella). Foram ainda convidados Noah Zagalo, artista plástico responsável pela criação do troféu e Alexandre Lisboa, coordenador técnico do projeto da Vinha e do Vinho de Carcavelos Villa Oeiras, para avaliar a prestação dos concorrentes.