comida

Os pães com chouriço perfeitos para qualquer arraial — e que se fazem na Bimby

A massa fica pronta em dois minutos. Depois é o tempo de levedar e ir ao forno. Enquanto cozem, pode preparar as decorações.
A massa faz-se em dois minutos.

Sardinha no pão é o clássico de sempre dos arraiais de Santos Populares. Outros produtos que não podem faltar são, naturalmente, os pães com chouriço. E se tiverem acabado de sair do forno de lenha, melhor ainda. As festas fazem-se na rua, mas se preferir fazer algo mais caseiro, tem de ter tudo o que um arraial precisa. Por isso, vá buscar a farinha e os enchidos.

Não se preocupe, porque não dá tanto trabalho quanto possa pensar. A Bimby vai dar uma ajuda a amassar e também a juntar o fermento, naquele que é um momento crucial da receita. Se água estiver demasiado quente irá acabar por fazer com que não atue e os pães não vão levedar.

A água a temperatura ambiente e o fermento são colocados no copo do robô de cozinha. Depois só tem de colocar a temperatura certa — uns precisos 37ºC — e deixar que a máquina faça o resto, como explica a receita do blogue “Felly Bull”.  Convém também que o chouriço seja de qualidade e não com muita gordura.

Do que precisa

360 gramas de água

2 colheres de fermento seco

550 gramas de farinha

1 colher de chá de sal

220 gramas de chouriço fatiado

Como se faz

Coloque a água e o fermento no copo do robô durante um minuto a 37ºC à velocidade 1. Acrescente a farinha e o sal e amasse por dois minutos. Deixe numa tigela a levedar até dobrar o tamanho. Pré-aqueça o forno nos 250ºC.

Divida a massa em seis pedidos e corte em retângulos. Divida o chouriço por cada uma das massas e enrole. Coloque num tabuleiro que vá ao forno e deixe levedar por mais 20 minutos.

Dê uns pequenos golpes por cima de cada rolo e leve ao forno durante 10 minutos até ficarem dourados. Pode comer de imediato ou deixar arrefecer.

Carregue na galeria para conhecer outros pães que pode preparar em poucos minutos.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA