comida

Os leitores da NiO decidiram: este é o melhor restaurante de picanha do concelho

Cinco espaços foram a votos durante uma semana. A luta foi renhida mas já temos um vencedor.
Não há dúvidas.

Depois de darmos conta da quantidade de restaurantes oeirenses que têm apontamentos da gastronomia brasileira nos seus menus, decidimos tirar a prova dos nove. Ou seja: tentar perceber qual é o restaurante do concelho que tem a melhor picanha, receita tradicional no país que partilha a nossa língua. 

Pois é, o prato que nasceu em São Paulo há mais de 50 anos, é protagonista em todos os churrascos e ficou conhecido através de um chef argentino. A moda acabou por chegar a Portugal, mais precisamente a Oeiras, e, neste momento, são vários os espaços que confecionam a iguaria. Para percebermos que restaurante conquistou verdadeiramente os residentes do município, a redação da NiO lançou uma votação a semana passada. O objetivo era perceber, na opinião dos nossos leitores, qual é o melhor spot para comer picanha.

Durante sete dias, entre quarta-feira, 6 de abril, até 13 de abril, estes foram os candidatos ao pódio: Picanha d’Ouro, Fogão Gaúcho, Villa Lounge, Soul’s Brazza e Os Marqueses. Desta vez, o vencedor destacou-se notavelmente, obtendo maioria absoluta.

O Picanha d’Ouro conquistou o primeiro lugar com 52 por cento dos votos, mostrando como um bom all you can eat conquista todos. Aberto desde 29 de dezembro de 2021, o restaurante de Queijas destacou-se pelo rodízio de picanha a 12€ com tudo incluído: arroz, batata frita, salada e feijão. Com capacidade para 32 clientes no interior, apenas abre portas para servir jantares. Por isso, o nosso conselho é que reserve a sua mesa com antecedência.

O prato vencedor.

Depois de termos contado os votos, contactámos o casal responsável pelo espaço vencedor, João Rodrigues e Catarina Sousa, 22 e 20 anos, que reagiram com entusiasmo e alguma surpresa.

“Na verdade, estamos muito feliz pelo feedback e reconhecimento do nosso esforço e dedicação, mas também pela oportunidade de nos terem proporcionado esta vitória. Não estávamos à espera e sinceramente nem sabemos muito bem o que dizer nem como vos agradecer. O que acho que nos distingue dos outros espaços é darmos sempre o nosso melhor e tentar agradar sempre, o máximo possível, os nossos clientes. Todos os clientes merecem ser bem servidos e com qualidade e esse é o nosso foco aqui no Picanha d’Ouro”.

O segundo lugar, com 25 por cento dos votos, foi entregue ao espaço Fogão Gaúcho. O restaurante de Carnaxide é um sucesso há anos e tem um buffet incrível com picanha importada. Não se esqueça de provar outros produtos tradicionais do Brasil, como é o caso do pão de queijo e das coxinhas de frango. 

O que esperar no Fogão Gaúcho.

Por último, mas não menos importante, divulgamos o terceiro lugar do pódio com 11 por cento dos votos. Este sim, foi renhido, mas ganho pelo Villa Lounge. O espaço tem uma esplanada invejável perto da praia e lançou uma nova carta recentemente. Trata-se de uma (saborosa) homenagem à comida brasileira, sendo que existem mais de 30 petiscos, pizzas salgadas e doces, saladas e uma lista dedicada apenas à carne e peixe.

Picanha com queijo coalho e mandioca, no Villa Lounge.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA