comida

Os cinnamon rolls para fazer em casa no Natal (e comer sem estragar a dieta)

A versão da autora do blogue “Panelinha de Sabores” vai conquistar toda a gente.
São deliciosos.

Os cinnamon rolls começaram a invadir pastelarias e cafetarias nos últimos anos e até há espaços que abrem apenas dedicados a esta especialidade do norte da Europa. No entanto, para quem está a tentar emagrecer ou ser mais saudável, o mais seguro é confecionar a sua versão.

Sandra Nereu, autora do blogue “Panelinha de Sabores”, fez uma versão que se pode comer sem culpa (mas sempre com moderação) e que é igualmente saudável. Bónus: pode construir uma árvore com cinnamon rolls.

A receita é feita com geleia de coco. “É uma boa alternativa ao açúcar convencional, pois tem menos índice glicémico e é nutricionalmente mais rico”, explica.

Do que precisa

400 gramas de farinha de espelta;
— 5,5 gramas de fermento de padeiro seco;
— Uma pitada de sal;
— Duas colheres de sopa de xilitol;
— Uma colher de sopa de canela;
— Um ovo;
— 60 mililitros de azeite;
— 180 mililitros de leite ou bebida vegetal quente (43 a 45 graus).
Para o recheio
— Canela (q.b.);
— Quatro a cinco colheres de sopa de geleia de coco;
— 60 gramas de miolo de nozes;
— 60 gramas de passas de uva.

Como se faz

Numa tigela misture bem os ingredientes secos: farinha, fermento, sal, xilitol e canela. Abra uma cavidade e adicione o ovo e o azeite. Misture com as mãos. Aos poucos acrescente o leite quente e amasse por cinco minutos até formar uma bola macia e elástica. Deixe descansar cinco minutos, enquanto prepara o recheio.

Parta os frutos em pequenos pedaços. Coloque a geleia numa pequena tigela e leve ao microondas 20 segundos. Adicione os frutos secos.

Com a ajuda do rolo da massa, estenda a bola de massa num grande retângulo. Espalhe sobre ele a mistura de geleia e frutos secos, polvilhe com canela e enrole sobre o comprimento. Corte o rolo formado em 12 pedaços.

Em seguida, forre um tabuleiro com papel vegetal e disponha os pedaços de rolo em formato de árvore, deixando algum espaço entre eles para crescerem durante a levedura.

Tape o tabuleiro com um pano e deixe levedar em local quente por uma hora (ou até eles crescerem). Coloque o forno a aquecer a 180 graus. Quando quente, leve os rolos a assar durante 18 minutos.

Retire e polvilhe com mistura de canela e xilitol. Sandra Nereu serviu com queijo para barrar light adoçado com geleia de coco.

Agora, carregue na galeria para descobrir outras receitas de coisas que, afinal, pode comer sem culpa, incluindo Nutella e leite condensado.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA