O strogonoff é uma especialidade de origem russa que se tornou popular em muitos outros países. A história da receita remonta ao século XIX, quando o Conde Pavel Stroganov, da Rússia, criou a versão original. Diz a lenda que o nobre era um amante de boa comida e um grande anfitrião.
Decidiu inventar um prato fosse fácil de preparar e, ao mesmo tempo, saboroso o suficiente para impressionar os seus convidados. Assim, criou o “beef Stroganoff”, uma mistura de carne de boi cozida num molho cremoso à base de natas, cogumelos e cebolas. Com o passar dos anos, a receita foi adaptada e ganhou novas versões, como o tradicional strogonoff de frango.
Um destes exemplos é a proposta favorita de Clara de Sousa, que hoje lhe apresentamos. A variante preparada pela jornalista, que recentemente se juntou ao universo NiT, também inclui cogumelos. Do ponto de vista nutricional, estes fungos são uma excelente fonte de proteína, fibra, vitamina D e até de antioxidantes. Também são conhecidos por serem isentos de gordura e baixos em calorias.
A apresenta ainda uma versão com um molho bastante cremoso. Esse será um dos aspetos essenciais para o sucesso do prato que não pode ser demasiado seco nem muito líquido. Anote os ingredientes e passe à ação — só demora 30 minutos a preparar.
Do que precisa
— 600 gramas de frango em tiras
— 2 colheres de sopa de azeite
— 2 colheres de sopa de manteiga
— 1 cebola média
— 300 gramas de cogumelos fatiados (brancos ou marron)
— 2 dentes de alho
— 1 colher de sopa de farinha
— 200 ml de água
— 1 caldo de carne (natura ou regular)
— 200 ml de natas para culinária
— 1 colher de sopa de molho inglês
— 1 colher de chá de mostarda de Dijon
— sal e pimenta preta a gosto
Como se faz
Comece por temperar o frango cortado com sal e pimenta e frite no azeite, cerca de um minuto, dos dois lados. Faça com que a carne não fique muito seca, retire-a para uma taça e cubra para que se mantenha quente. Na mesma frigideira, derreta a manteiga e junte a cebola picada com os cogumelos laminados. Deixe cozer durante seis minutos, mexendo sempre, até que os ingredientes fiquem alourados.
Adicione o alho e junte a farinha até que desapareça. Depois, coloque a água, o caldo e as natas até que fervam um ou dois minutos. Acrescente o molho inglês e a mostarda Dijon — prove para ter o tempero certo. Envolva a carne, deixe levantar fervura e retire-a. Para finalizar, basta adicionar uma pitada de uma erva aromática e de um acompanhamento (arroz ou esparguete).