comida

O petit gâteau que pode comer sem culpa faz-se apenas com 5 ingredientes

A receita do blogue “Ele Cozinha, Ela Lava” vai ser uma das suas favoritas.
Pode acompanhar com fruta.

Há quem diga que foi criado em Itália, mas também se defende que um chef francês o criou por engano enquanto esteve radicado em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A história é controversa, mas de uma coisa ninguém tem dúvidas: o petit gâteau (pequeno bolo, em francês) é uma das sobremesas mais famosas do mundo.

O problema é que tem tanto de delicioso como de calórico, pelo que se torna um possível destruidor de dietas. A boa notícia é que já existem versões mais saudáveis, como é o caso da receita partilhada pelo blogue “Ele Cozinha, Ela Lava”.

O petit gâteau que pode comer sem culpa faz-se apenas com 5 ingredientes

É feita com apenas cinco ingredientes e em poucos minutos. No entanto, embora seja para comer sem culpa, o seu consumo deve ser moderado. Não se esqueça: tudo o que é em excesso é prejudicial.

Do que precisa

— Seis ovos (três gemas e três ovos);
— 200 gramas de chocolate;
— Duas colheres de sopa de óleo de coco;
— Seis colheres de sopa de farinha de aveia (ou outra);
— Três colheres de sopa de açúcar de coco.

Como se faz

Derreta o chocolate em banho maria juntamente com o óleo de coco. Num recipiente coloque as gemas e os ovos inteiros e bata. Adicione a farinha e o açúcar. Em seguida, mexa até conseguir uma massa mais homogénea.

Adicione o chocolate derretido lentamente (para não cozinhar os ovos), mexa bem e despeje para as formas previamente untadas com óleo de coco e com um pouco de farinha de aveia ou cacau em pó. Leva as formas ao forno, pré aquecido a 200 graus, durante cerca de dez minutos.

Dê uma vista de olhos para o petit gâteau não assar demais, já que pode depender da potência de cada forno. O melhor é espreitar ao fim de cinco minutos e estar atento.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA