Há cerca de 28 anos, um cliente habitual do Faustino fez um pedido especial: queria um bife feito à sua medida, diferente das opções da carta. Deu as instruções detalhadas, a cozinha anuiu e o prato foi servido. Nascia assim o Bife à Henrique, prato que acabou por ganhar espaço na carta e tornar-se uma homenagem ao cliente. Quase três décadas depois, é um best seller no espaço de Paço de Arcos, aberto desde 1997.
Mas o que leva este bife? Trata-se de um bife do lombo, servido por norma com um ovo estrelado por cima. No entanto, há um novo prato no menu, parte da recente renovação da ementa, que promete dividir as atenções dos oeirenses: uma especialidade fresca para os dia de calor, servida com um creme de marisco.
“Temos clientes que vêm exclusivamente para provar o bife à Henrique (25,90€), trazem uma fotografia do prato: arrisco-me a dizer que é mesmo o nosso mais vendido. O bife do lombo não tem segredo, é feito em molho de manteiga e alho, servido com o ovo estrelado, de acordo com a preferência de cada um, e com batatas fritas. Depois é servido num prato de barro que faz toda a diferença. Acho que o que o destaca é mesmo a qualidade da carne, que acaba por ser uma das maiores preocupações da casa, ter produtos de qualidade”, conta Pedro Carvalho, 54 anos, gerente do espaço.
Foi num jantar de amigos que Pedro decidiu avançar para um projeto próprio. Cliente antigo do Faustino, percebeu que havia ali muito potencial. “Estava há 30 anos na área da comunicação e publicidade, mas sempre com vontade de ter um negócio meu e pôr à prova as minhas capacidades. Sempre gostei de restauração e, num jantar de amigos, há quatro anos, precisamente no Faustino, tivemos uma conversa com o antigo proprietário que nos confessou que queria vender o espaço, decidi arriscar”, diz.
Hoje, o espaço é uma das marisqueiras mais conhecidas do concelho de Oeiras. São poucos os que não conhecem a casa, seja pelo peixe grelhado, pelos pratos de carne ou pelo cozido à portuguesa. “Quando peguei na casa tive clientes habituais a vir ter comigo, quase a chorar a pedir que não alterasse nada no espaço e no menu, até me pediam para manter as toalhas de mesa”, recorda. Ainda assim, sentiu necessidade de trazer novidades. “Recebemos muitos clientes que já conhecem o menu e queria ter mais oferta.”
A nova aposta chama-se naco de cherne à marinheiro (18,90€) e começou por aparecer como prato do dia. “Tentei sugerir durante os almoços, correu muito bem. Passei para o menu, mas tive muitos clientes a pedirem para voltar à lista dos pratos do dia. Começámos a apresentá-lo em março e tem sido um sucesso.” Trata-se de uma proposta mais fresca, com um molho à base de marisco e textura suave. “O molho é como se fosse um creme de marisco, colocado por cima do naco de cherne e depois volta ao lume num prato de barro”, explica. É servido com batata cozida e outros acompanhamentos à escolha.
Além desta novidade, o espaço aposta também nos petiscos nesta nova estação. A ideia passa por criar uma travessa para partilhar, com base numa das especialidades da casa, o casco de sapateira. “É muito procurado como entrada ou petisco. Damos bastante atenção a este prato porque é pouco comum no concelho e dá muito trabalho. Tiramos a carne da sapateira, fazemos um paté e voltamos a colocar dentro do casco, depois é servido com pão torrado.” A travessa inclui ainda mexilhão, gambas à guilho, gambas cozidas do Algarve e, sempre que possível, percebes. “Nem sempre conseguimos garantir percebes, porque vêm das Berlengas e a apanha é controlada. A travessa dá para três ou quatro pessoas e varia entre os 35€ e os 45€”, acrescenta.
Durante a semana, há também pratos do dia que vão rodando, além das propostas habituais de peixe e carne. Entre elas estão a sopa rica de peixe (19,90€), filetes de garoupa com gambas (22,50€), polvo grelhado à lagareiro (26,90€) e douradinha grelhada com legumes (17,90€). Nas carnes, destacam-se as bochechas de porco preto estufadas (17,90€), o bife da vazia (21€) e os medalhões do lombo no espeto com bacon (26,90€). Nas especialidades, além do Bife à Henrique e do novo prato, há arroz de marisco (65€ para duas pessoas), açorda de gambas (18,90€) e cataplana de garoupa (62,50€ para duas pessoas).
A casa conta com uma equipa de 12 pessoas, entre cozinha e sala, tem 75 lugares sentados e uma sala privativa com capacidade para 24 pessoas, pensada para grupos, aniversários ou jantares entre amigos. Em 2022, o Faustino foi eleito a melhor marisqueira do concelho de Oeiras pelos leitores da NiO, numa votação que reuniu 13 restaurantes.








