comida

O fim de semana vai ser dedicado a vinhos e petiscos do mar no Mercado de Oeiras

Entre 12 e 14 de julho, chega mais uma edição do evento "Vinhos & Petiscos by SmartFarmer". A entrada é gratuita.
Imagem ilustrativa de Freepik.

A par com os dias passados na praia, na piscina ou a passear pelo campo, petiscar com família e amigos é um dos grandes prazeres do verão. É a estação perfeita para apostar em pratos com sabores frescos, preferencialmente do mar, e, para quem gosta, juntar-lhes uns bons vinhos à mesa. É precisamente esse o conceito do evento “Vinhos & Petiscos by SmartFarmer”, que regressa ao Mercado Municipal de Oeiras para uma edição especial de verão. 

Desta vez, a iniciativa será inteiramente dedicada a petiscos do mar, prometendo uma experiência gastronómica imperdível. “Celebrar quem ama e vive do mar é o mote do evento que, além dos petiscos, conta com um mercado de produtores, artesanato, provas de vinhos e animação cultural”, refere a organização.

No exterior do mercado será instalado um bar com uma seleção de vinhos nacionais de pequenos produtores, escolhidos especialmente para harmonizar com os sabores frescos do mar. É, assim, uma celebração da tradição piscatória local e dos produtores nacionais. 

“O evento procura chamar a atenção dos munícipes para o papel que os pescadores de pequena escala, piscicultores e trabalhadores da pesca desempenham na segurança alimentar e nutricional, erradicação da pobreza e uso sustentável dos recursos naturais”, afirma a organização. 

Terá oportunidade de provar uma grande variedade de pratos, com propostas para todos os gostos. Na edição passada, em 2023, os visitantes tinham à disposição iguarias como pataniscas e tacos de polvo, torta de espinafres com recheio de salmão, bruchettas que enalteciam a arte conserveira nacional, e muito mais. Passe por lá, este fim de semana, para saber que sabores o esperam nesta edição.

O evento acontece já esta semana, nos dias dias 12, 13 e 14 de julho. Na sexta-feira, as portas abrem às 18 horas e encerram às 22 horas. No sábado, o mercado irá funcionar das 9 às 20 horas e os vinhos e petiscos estarão disponíveis entre o meio-dia e as 22 horas. No domingo, tanto o mercado como a área dos petiscos estão disponíveis ao público das 9 às 16 horas. 

A entrada é livre, paga apenas o que consumir, podendo optar por diferentes petiscos. Quanto ao vinho, poderá comprá-lo a copo ou partilhar uma garrafa com amigos.

A iniciativa ‘Vinhos & Petiscos by SmartFarmer’ é organizada pela Oikos — Cooperação e Desenvolvimento, uma associação sem fins lucrativos com sede no concelho de Oeiras, que procura apoiar a comercialização de produtos de pequenos e médios produtores nacionais. Resulta de uma parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, no âmbito da dinamização e promoção dos mercados do concelho.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA