comida

O delicioso (e assustador) bolo de abóbora que vai conquistar os miúdos no Halloween

Precisa apenas de 15 minutos na Bimby e de ingredientes como nozes, canela, laranja e chocolate preto para preparar a receita.
Fotografia: Annie Spratt no Unsplash.

Sabemos que, com a chegada do Halloween, a abóbora, legume calórico e barato tantas vezes desprezado, adquire um protagonismo especial, sendo comum utilizá-la na decoração. Esta tradição remete para uma lenda irlandesa sobre um homem chamado Jack, inteligente ao ponto de conseguir enganar o Diabo duas vezes. Quando morreu, o seu espírito foi acompanhado para o outro mundo por um nabo iluminado. Mais tarde, trocaram este vegetal pela abóbora porque era mais fácil de esculpir em homenagem à sagaz personagem.

Nesta altura do ano, contudo, o versátil alimento, que é útil na preparação de sopas, purés, compotas e pastelaria, pode também ser usado para fazer, em família, um delicioso (e assustador) bolo. Para tal, precisa apenas de 15 minutos na Bimby e de ingredientes que vão das nozes à canela, passando pelo sumo de laranja e chocolate preto. Pelo tempo que vai ao forno e precisa para arrefecer, o doce leva, aproximadamente, quatro horas a ficar pronto a servir. As instruções, disponíveis na Cookido, resultam em 10 fatias.

Na plataforma do robô de cozinha indicam ainda que pode substituir a cobertura de chocolate por chocolate derretido e que deve colocar a mesma num saco de pasteleiro com um bocal liso, com cerca de dois mililitros de diâmetro, para decorar o bolo.

Do que precisa

— Manteiga q.b. para para untar
— 100 gramas de noz
— 250 gramas de abóbora sem casca, cortada em pedaços
— 4 ovos
— 150 gramas açúcar
— 75 gramas de óleo
— 1 colher de chá de canela em pó
— 200 gramas de farinha
— 1 colher de chá de fermento em pó para bolos
— 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
— 1 pitada de sal

Glacê

— 200 gramas de açúcar
— 1 colher de sopa de casca de laranja, só a parte laranja
— 1 clara de ovo
— 1 colher de sopa de sumo de laranja
— 50 gramas de cobertura de chocolate preto para decorar (opcional)

Como se faz

Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC e untar uma forma de fundo amovível com manteiga.

Em seguida, coloque a noz no copo e pique na velocidade 4.5 durante cinco segundos. Retire e reserve. Deite então a abóbora no recipiente e pique durante 20 segundos na velocidade cinco. Baixe com a ajuda da espátula o que ficar na parede do copo e adicione os ovos, o açúcar, o óleo e a canela. Misture na velocidade seis por 15 segundos.

Posteriormente, junte a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal e misture durante seis segundos na velocidade três. Acrescente a noz picada reservada e envolva com a ajuda da espátula. Por fim, verta a pasta na forma e leve ao forno a 180°C cerca de 40 minutos ou até que o palito saia limpo. Antes de desenformar, deixe arrefecer por uma hora.

Glacê

Coloque o açúcar e a casca de laranja no copo e pulverize, na velocidade 10, por 25 segundos. Baixe com a ajuda da espátula o que restar na parede do copo. Adicione a clara de ovo e o sumo de laranja e misture 10 segundos na velocidade seis.

Distribua o glacê sobre o bolo, espalhe com a ajuda de espátula e deixe arrefecer cerca de duas horas. Decore com cobertura de chocolate de maneira a fazer os olhos, o nariz e a boca para parecer uma cara de Halloween. Sirva de seguida.

Carregue na galeria para conhecer outros bolos que pode fazer em casa sem grandes complicações.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA