Há mais de 30 anos que foi inventado num pequeno bar de pintxos em San Sebastián, Espanha. O cheesecake basco de Santiago Rivera deixou se ser apenas conhecido no La Viña para se tornar um sucesso no país. Em tudo o que as redes sociais tocam torna-se viral e isso aconteceu com esta sobremesa que em poucos meses saiu dos fornos de todo o mundo.
Num artigo a prever as tendências do ano, no final de 2020, o “The New York Times” até o considerou o bolo de aniversário por excelência de 2021. Numa rápida pesquisa no TikTok e Instagram pela hashtag #basqueburntcheesecake percebe-se que a receita está mesmo um pouco por todo lado.
É fácil de preparar e como se lê pelo nome é ligeiramente queimada no topo. Deverá ter atenção ao forno para não deixar que queime em demasia. Pode ser comido ainda morno ou até mesmo frio, que muitos consideram ser ainda melhor.
Do que precisa
900 gramas de queijo creme gordo
300 gramas de açúcar
5 ovos
500 gramas de natas
50 gramas de farinha
meia colher de chá
1 colher de extrato de baunilha
Como se faz
Comece por aquecer o forno nos 200ºC. Unte uma forma de 25 centímetros com óleo e forre-a com folhas de papel vegetal, de forma a que as extremidades fiquem bem acima do limite da forma. Numa tigela junte o queijo creme e o açúcar. Bata por dois minutos. Adicione os ovos um a um até que fique tudo junto.
Adicione a farinha peneirada, as natas, o sal e a baunilha e junte tudo com uma espátula. Coloque o preparado na forma e leve a cozer durante 45 a 50 minutos. O ideal é que o coloque na parte de baixo do forno já que tem tendência para subir durante a cozedura. Deixe-o no forno até que o topo escureça, mas não tanto que fique negro. Retire, deixe arrefecer à temperatura ambiente e coma. Frio no dia seguinte também é ótimo, mas retire-o algumas horas antes do frigorífico.
Carregue na galeria para conhecer mais receitas com queijo que pode fazer em poucos minutos.