comida

O bolo de amêndoa com pepitas de chocolate que vai mudar os seus dias

A abóbora faz parte do grupo de protagonistas da receita da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida.
Foto do blogue “Loveat”.

Não é o único a sentir uma dose de vontade extra de comer doces no confinamento. E, adivinhe, não tem de ignorá-la. Na verdade, só tem de respirar fundo e ir até à cozınha preparar uma alternativa deliciosa e saudável.

A proposta da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, autora do blogue NiT “Loveat”, é um bolo de abóbora e amêndoa, ao qual pode acrescentar pepitas de chocolate. O resultado serve oito a dez pessoas.

Vai precisar de 11 ingredientes, mas nada tema. A preparação é rápida e parte do trabalho é da responsabilidade do forno. 

Do que precisa (para oito a dez pessoas)

— Uma chávena de puré de abóbora;
— Dois ovos tamanho M;
— Um terço de uma chávena de xarope de agave (ou mel);
— Duas colheres de chá de extrato de baunilha;
— Meia chávena de farinha de trigo integral;
— Uma chávena de farinha de amêndoa;
— Duas colheres de chá de canela;
— Meia colher de chá de noz-moscada moída;
— Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
— Meia colher de chá de sal;
— Duas colheres de sopa de pepitas de chocolate para polvilhar por cima (opcional).

Como se faz

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Comece por juntar todos os ingredientes secos (farinha de amêndoa, farinha de trigo integral, canela, noz moscada, bicarbonato de sódio e sal) numa taça.

Numa taça maior, bata bem o puré de abóbora com os ovos até obter uma consistência cremosa. Adicione o xarope de agave e o extracto de baunilha e bata novamente. Vá adicionando pouco a pouco a mistura da farinha e envolva tudo muito bem.

Entretanto, deve forrar uma forma de pão (daquelas retangulares) com papel vegetal e verta a massa. Coloque as pepitas de chocolate por cima. Leve ao forno, durante 45-50 minutos (dependendo do tipo de forno) ou vá inserindo um palito no pão até que este saia limpo.

Quando estiver pronto, retire do forno e deixe arrefecer antes de o servir. 

Se for mais fã de bolos de chocolate, temos 16 receitas saudáveis e deliciosas para experimentar em casa. Carregue na galeria para tomar nota.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA