O que não falta, ao longo do ano, são eventos dedicados a gastronomia, no concelho de Oeiras. São muitas as oportunidade que os oeirenses têm para comprar, conhecer e experimentar produtos de várias regiões do País, ou até mesmo internacionais. Muitas das iniciativas unem comida e bebida, num casamento perfeito para quem gosta de eventos gastronómicos, mas há algumas, em particular, especialmente dedicadas aos vinhos.
Se é um apaixonado por esta área, marque já na agenda: no próximo fim de semana, entre os dias 17 e 19 de novembro, o motivo que o fará sair de casa tem nome, morada e um conceito especial. A segunda edição do Nobre Gosto está a chegar e, mais uma vez, vai realizar-se num dos espaços mais icónicos do município, o Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras.
O evento, exclusivamente dedicado aos vinhos nacionais fortificados e doces, assume-se como único em Portugal. O grande anfitrião do evento é, como não podia deixar de ser, o vinho de Carcavelos “Villa Oeiras”, mas também vão estar em destaque o Vinho do Porto, o Vinho da Madeira, o Moscatel de Setúbal e o Moscatel do Douro, bem como outros vinhos licorosos de todo o País e ainda vinhos de colheitas tardias.
“Este evento tem como principal objetivo destacar a notoriedade destes vinhos e transformá-la numa celebração dos melhores vinhos portugueses”, refere a organização, composta pelo Município de Oeiras, em parceria com a Grandes Escolhas, publicação de vinhos, gastronomia e lifestyle. Sendo o vinho de Carcavelos o anfitrião do evento, que irá decorrer nas imediações da adega e da vinha que o produz, foi acrescentada ao programa a possibilidade de realizar visitas guiadas ao mundo do “Villa Oeiras”, com prova e venda de vinhos.
“O Município de Oeiras tem feito um trabalho notável na recuperação da mais pequena e esquecida Denominação de Origem dos vinhos fortificados portugueses, o vinho de Carcavelos. Importa, por um lado, louvar e reconhecer esse trabalho, e por outro o espaço que nos foi disponibilizado, o Palácio Marquês de Pombal, que para além da sua beleza arquitetónica tem a carga simbólica de estar indissociavelmente ligada ao fundador da mais antiga região demarcada do mundo. A posição central entre as várias regiões produtoras e a facilidade de acessos tornam também esta localização como a ideal para convidar as outras Denominações de Origem que produzem vinhos doces ou fortificados”, refere a Grandes Escolhas, defendendo a escolha de Oeiras como cenário para o evento.
Quem passar por lá, terá acesso a um conjunto de atividades que procuram “captar o interesse de diferentes tipos de público e de profissionais”, criando experiências e momentos que possam enaltecer as qualidades destes mesmos vinhos fortificados. No recinto, estarão presentes diferentes zonas de interesse, para que os visitantes se possam espalhar conforme as suas preferências.
Uma das grandes atrações são as provas de vinhos, já que o evento vai contar com a presença de expositores de diversas empresas produtoras de vinhos fortificados portugueses. Em cada banca, poderá provar o vinho respetivo e interagir com o próprio produtor, para tirar dúvidas ou satisfazer curiosidades sobre o produto. Além dos vinhos, estará presente uma exposição e venda de diversas iguarias, sobretudo doces regionais, pastelaria fina, compotas, chocolates, e outros produtos que harmonizem com os vinhos fortificados.
À semelhança do ano passado, para esta edição está ainda definida uma área dedicada ao showcooking, ou seja, pode contar com diversas demonstrações culinárias, num espaço especialmente dedicado a esta finalidade, com uma bancada de cozinha montada e uma pequena plateia em frente. Ainda não foi revelada a programação detalhada deste espaço, mas sabemos que vai contar com a presença de prestigiados chefs que ali vão preparar diversas iguarias que consideram ser perfeitas para consumir com os vinhos doces e fortificados.
Estão, também, marcadas para os dias do evento várias masterclasses e provas comentadas, consideradas uma das peças-chave do Nobre Gosto, que terá um acesso mais exclusivo. Trata-se de um conjunto de provas de vinhos raros e excecionais, tutoradas por especialistas, que terão limite de lugares de 30 pessoas e cujo acesso se faz através de um bilhete próprio.
O primeiro dia do evento, sexta-feira, 17 de novembro, é exclusivamente dedicado a profissionais do setor. No fim de semana, dias 18 e 19, já estará aberto à população em geral, com entrada livre. Se quiser ter acesso às provas, terá que comprar um copo no valor de 10€. No sábado, dia 18, o evento decorrerá das 15 às 21 horas, e no domingo, dia 19, será das 15 às 19 horas.
Carregue na galeria para ver imagens da primeira edição do evento, realizada em setembro de 2022.