Há quem não viva sem ele, há quem não suporte sequer sentir o cheiro. Para os apreciadores de queijo, é certo que este ingrediente torna qualquer prato ou refeição mais saborosa. Seja como entrada, fazendo parte do prato principal ou até como sobremesa, o queijo ganha lugar de destaque para os verdadeiros fãs.
Se este é o seu caso e anda sempre à procura das melhores marcas para que nunca falte em casa, então não pode perder o evento que vai acontecer no Mercado de Algés nos dias 28 e 29 de abril, sexta-feira e sábado, respetivamente. “Queijos Portugueses no Mercado” vai trazer vários produtos selecionados ao espaço, com cerca de 30 variedades de queijo, de várias regiões do País.
Entre elas estão o queijo São Miguel, queijos do Pico, queijos de São Jorge, queijos da Graciosa, queijos da Ilha Terceira, queijos da Serra da Estrela, queijos de Castelo Branco, queijos do Alentejo, queijos de Azeitão, queijos de Trás os Montes e, ainda, queijos vegan.
Além dos queijos, os visitantes vão encontrar alternativas vegan, sem esquecer os muitos produtos que complementam a degustação de queijos, como pimenta da terra, azeite, frutos secos, chutneys, mostardas, cebola confitada, entre outros. Há uma grande variedade gastronómica, segundo a organização, com exposição e venda de uma seleção de petiscos à base de queijo. E, como não podia deixar de ser, para acompanhar os petiscos, há também vinho à taça e cervejas artesanais de diferentes pontos do País.
A mostra inclui ainda a realização de workshops e muita animação. Tome nota da programação.
28 de abril
11h30 — Mostra de queijos nacionais.
19 horas — Workshop: “Como se incorporam os queijos da ilha numa tábua de queijos?”. Mostra de tábua de queijos portugueses com frutos secos portugueses e compotas portuguesas.
29 de abril
11h15 — Workshop: “Confeção de salgados de forno e de doces à base de queijo”.
16 horas — Animação de Concertinas.
19 horas —Workshop: “Elaboração de petiscos com três tipos de queijo: queijo da Serra, queijo da Ilha e queijo Vegan.
Esta é uma iniciativa do município de Oeiras, com o objetivo de incentivar e revitalizar os mercados tradicionais do concelho, como já tem vindo a acontecer com outros eventos gastronómicos, realizados em outros mercados. Em ambas as datas, o evento acontece entre as 11 e as 22 horas, com entrada livre.