comida

João Carlos Silva é convidado especial do “Há Prova” este fim de semana em Paço de Arcos

O chef santomense vai marcar presença no evento gastronómico que acontece entre os dias 14 e 16 de julho. A entrada é gratuita.
O chef tem 67 anos.

Depois de oferecer aos oeirenses três dias de vinhos e petiscos nos jardins do Palácio Marquês de Pombal em maio, o “Há Prova — O Gosto de Oeiras” está de regresso ao concelho, desta vez em Paço de Arcos. De 14 a 16 de julho, isto é, de sexta-feira a domingo, na Rua Costa Pinto, em pleno centro histórico da vila, vai poder provar a melhor oferta gastronómica local, incluindo a doçaria regional.

A 12.ª edição do evento trará três dias recheados de comida, bebida e bom ambiente, com o objetivo de promover e dinamizar o comércio local, dar a conhecer e promover degustações da restauração daquela zona, trazendo maior notoriedade ao que de bom existe, a nível gastronómico, no centro histórico de Paço de Arcos. A entrada no recinto é gratuita, mas deverá adquirir senhas na bilheteira do evento, de modo a trocá-las por produtos nos respetivos espaços de venda gastronómica. Terá, assim, acesso a vários expositores com diferentes iguarias para degustar e com provas e venda de vinhos, que poderá ir apreciando ao longo do dia ou do serão. 

Esta edição traz ainda uma grande surpresa: terá como convidado o chef João Carlos Silva, natural de São Tomé e Príncipe. O cozinheiro foi o protagonista e a alma do programa “Na Roça com os Tachos”, que estreou em 2003 e esteve em antena na RTP África durante vários anos. O chef irá apresentar showcookings no evento em Paço de Arcos, nos dias 15 e 16 de julho, sábado e domingo, em dois horários diferentes: às 18 e às 21 horas.

Nestas demonstrações gastronómicas, o chef vai proporcionar uma verdadeira experiência de sabores aos visitantes. Começa com um “spa de língua”, com chocolate de Cláudio Corallo, pimenta de obô, gengibre e vinho. Segue-se fruta pão frita com curcuma, fruta pão assada na grelha com molho de peixe salgado, farofa de laranja com farinha de mandioca, bolinhos de amendoim com farinha de mandioca, fiote com pasta de azeitonas e queijo, omelete de micocó e feijoada à moda da terra. Do showcooking também farão parte outros pratos e doces típicos do seu país, como calulu com angu de banana e arroz, doce de papaia verde com queijo de São Jorge, banana bêbada com chocolate de Cláudio Corallo e coco laminado com curcuma.

João Carlos Silva nasceu na Roça D. Augusta em São Tomé e Príncipe, em 1956. O gosto pela cozinha sempre lhe correu no ADN, já que o pai, Armindo Dias da Silva, teve um restaurante na ilha nos anos 60. Mais tarde, deu a conhecer ao mundo a cultura, a gastronomia e a beleza do seu país, que chegou a tantos outros através do ecrã da televisão.

Cada programa era gravado numa roça diferente e as receitas feitas com ingredientes da terra eram, muitas vezes, inventadas na hora. “Às vezes esquecíamo-nos dos ingredientes e não podíamos voltar atrás. Tínhamos que procurar no local algo para substituir e, no final, dava certo. O pior era quando nos esquecíamos de algum equipamento de filmagens. Acabávamos sempre por improvisar”, contou à New in Oeiras, em setembro de 2022, quando veio até ao concelho de Oeiras participar no evento “Congresso dos Cozinheiros”.

Atualmente, assume-se como um “cozinhador” e tem um restaurante de sucesso na Roça São João dos Angolares, na sua terra natal, onde serve uma experiência gastronómica com sabores imperdíveis da região, além de ter lançado já vários livros de receitas. Se é fã do chef e gostava de vê-lo cozinhar ao vivo, não perca a oportunidade única já este fim de semana.

Na sexta-feira, 14 de julho, as portas abrem às 18 horas e o evento irá decorrer até às 23 horas. No sábado, 15 de julho, poderá visitar o “Há Prova” entre as 12h30 e as 23 horas. Já no último dia, domingo, 16 de julho, o espaço estará aberto ao público das 12h30 às 22 horas. O “Há Prova” é organizado pela Associação Comercial e Empresarial dos Concelhos de Oeiras e Amadora (ACECOA), com o apoio do Município de Oeiras.

Em 2022, a mostra gastronómica em Paço de Arcos foi um sucesso.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA