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Já visitámos a nova Mercadona de Oeiras — é a primeira no distrito de Lisboa

O 39.º espaço da retalhista espanhola em Portugal foi inaugurado esta quinta-feira, na zona do Taguspark.
A nova Mercadona de Oeiras.

A abertura estava marcada para as 9 horas desta quinta-feira, 15 de dezembro, e nessa altura já não havia lugares vagos no estacionamento da nova loja da Mercadona, situada na zona do Taguspark, no concelho de Oeiras. Dezenas de pessoas não quiseram deixar de conhecer o espaço comercial logo nos primeiros minutos, até porque é a estreia da insígnia espanhola no distrito de Lisboa.

Desta forma, o hipermercado vem servir não só os oeirenses, como todos aqueles que moram nos concelhos vizinhos. Por isso mesmo, trata-se de uma das inaugurações comerciais mais importantes do ano em Oeiras, já que vem alargar a oferta retalhista com uma marca que não estava ainda presente na região.

A New in Oeiras passou a manhã desta quinta-feira na nova loja. À entrada, uma máquina de café self-service dá as boas-vindas aos clientes. O espaço, com cerca de 1900 metros quadrados, tem todas as secções a que a marca já habituou os portugueses, desde o talho, à charcutaria, peixaria, padaria e pastelaria, frutas e legumes, zona de lacticínios, garrafeira, perfumaria, cuidados para a casa e animais de estimação.

Perto da entrada, no primeiro corredor, fica a secção de pronto a comer, para quem queira apenas comprar almoço ou jantar. Existem várias opções de pratos já preparados.

“Em Espanha temos mais de 1600 supermercados e não tínhamos pronto a comer. Quando viemos para Portugal, percebemos que as pessoas queriam e começámos a implementar”, conta André Silva, diretor de comunicação da Mercadona em Portugal. Ali encontra opções como frango assado, arroz de pato, beringela gratinada, massa carbonara e, claro, como não podia faltar, a famosa paella.

Há também salgados como rissóis, chamuças e outros folhados. E, ao lado, sushi, saladas, hámburgueres e bifanas já prontos também. Estas últimas são pensadas especialmente para os clientes da zona centro do País, já que são feitas com um bife inteiro e um molho à base de mostarda, diferentes das do norte, que têm carne desfiada e molho à base de cerveja. Diferentes hábitos de consumo que se refletem na oferta de cada loja, consoante a localização. 

À medida que vamos avançando pelos corredores, os responsáveis da Mercadona explicam-nos algumas das particularidades da marca, que abriu a primeira loja em Portugal em 2019, mas vinha já a estudar o mercado português desde 2016. E continua a fazê-lo. 

Houve alguns ajustes que tiveram que ser feitos assim que a marca chegou a Portugal como, por exemplo, os panos do pó. Em Espanha são brancos, mas como os portugueses estão habituados a tê-los na cor amarela, a cor teve que ser alterada. Outro exemplo são os iogurtes líquidos que, no país vizinho, se vendem em embalagens de um litro. Por cá, preferimos as garrafinhas individuais. Em resumo: há todo um código de cores e formatos que determinam a venda do produto nas várias zonas.

Um dos pontos fortes da Mercadona são as marcas próprias. Na parte da alimentação encontra a Hacendado; nos detergentes o Bosque Verde; a Deliplus para perfumaria e cosmética; e a Compy para os animais de estimação. “As nossas marcas próprias têm muito reconhecimento e qualidade”, garante o responsável de comunicação.

Uma das políticas da empresa é ter sempre descritos na embalagem quais são os fornecedores dos produtos de marca própria — como é o caso dos chocolates feitos pela Imperial ou das maçãs desidratadas, produzidas no Porto pela Frueat. Para saber de onde vêm os produtos, só tem que verificar a parte de trás do rótulo. “Primamos pela transparência”, refere a marca. 

“Temos responsáveis para cada categoria de produto que estão sempre a trabalhar para captar as necessidades do dia a dia dos clientes, no seu ambiente, de forma a perceber como gostam de utilizar os nossos artigos e o que poderia ser melhorado, desde a embalagem à oferta”, revela André Silva. 

Produtos exclusivos e destaques de Natal

Desta forma, há produtos pensados apenas para esta região do País, como o caso de alguns queijos. A responsável da categoria, Filipa Marques, explica à NiO: “Aqui incluímos alguns queijos que no norte não se consomem, porque os clientes preferem sabores mais suaves. Cá em baixo, os clientes gostam de sabores mais fortes, então introduzimos o Nisa, o Serpa, também um atabafado com ervas e os queijos alentejanos”.

Há cerca de 200 variedades de queijos na Mercadona. Na lista incluem-se também as propostas de Natal, exclusivas desta época, como o Camembert com trufa, o queijinho de mel com amêndoas, o queijo com recheio de marmelada ou o queijo creme brie com trufa. 

Ao lado, na zona da charcutaria, há colaboradores a cortar presunto no momento. O que significa que os clientes podem provar amostras das várias pernas para decidirem de qual gostam mais, dependendo da gordura, e assim levar o tipo de presunto favorito embalado em vácuo. 

O presunto é cortado na hora.

No corredor dos iogurtes encontra também algumas ofertas especiais, como uma grande zona dedicada a produtos com proteínas, uma categoria que tem crescido nos últimos tempos, gelatina vegetal, ovos já cozidos e o doce de leite que era um dos produtos mais pedidos pelos clientes — e que finalmente chegou às lojas esta semana. 

Nos enlatados, destaca-se o salmão e o frango ao natural. Na secção de bebidas, não deixe de provar o licor de Torrão, assim como as cervejas “A Minha” e “A Tua”, marcas próprias da Mercadona.

E como estamos em época natalícia, há alguns produtos que fazem um enorme sucesso junto dos clientes. Um deles é o pão que já vem com sabor a canela e limão, ideal para fazer torradas, mas também uma ótima opção para as rabanadas típicas desta quadra.

A marca garante que existe uma grande preocupação com a comunidade de celíacos, por isso, faz questão de desenvolver vários produtos sem glúten, desde pão e baguetes, mas também pizzas congeladas, gelados, cerveja, entre outros. 

Na secção de padaria e pastelaria, encontra outros tipos de pães regionais e uma zona da pastelaria onde encontra desde croissants, a pasteis de natal, bolas de Berlim com diferentes recheios e outros bolos, que pode escolher em regime de self service. Nesta época, vai encontrar por lá o pão de ló da marca, assim como o bolo-rei, os bombons Delizze e Cocolizze, e o torrão de amendoim que está no top dos mais vendidos. 

E como não existe Natal sem bacalhau, a Mercadona criou um mural especial para este peixe, estudado de propósito para o mercado português. Ao lado, o balcão da peixaria tem ofertas para todos os gostos, numa bancada que enche os olhos de quem passa. 

Nos secção de cuidados para a casa e higiene pessoal, destacam-se os perfumadores para lavar a roupa, o creme de oliva para o corpo e o creme de rosto Sisbela, que teve um enorme sucesso no mercado espanhol. 

As escolhas da Tia Cátia 

Na inauguração da loja em Oeiras esteve presente uma cara conhecida de todos os portugueses, a Tia Cátia. A New in Oeiras aproveitou a oportunidade para saber quais são os produtos preferidos da chef, que se assume como uma verdadeira fã da Mercadona.

“Gosto mesmo de tudo, saio das lojas sempre com vários carrinhos. Há alguns produtos que se usam muito no dia a dia e que não dispenso”, diz à NiO.

A Tia Cátia gosta sobretudo do azeite em frasco e em spray, que “é ótimo para pôr em saladas, porque pulveriza e acabamos por usar menos quantidade”. Os moinhos de pimenta e a flor de sal fazem também parte das escolhas da chef.

Para cozinhar, não dispensa a paprika fumada: “Dá sabor até a um peito de frango que não sabe a nada”. As natas de montar, a bebida de amêndoa, o pão de centeio 52%, e os frutos secos, em especial a amêndoa picada, são outros destaques no cabaz alimentar que leva para casa. 

Azeite em spray, uma das escolhas da Tia Cátia.

Mercadona termina 2022 com 39 lojas em Portugal

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e a presidente da junta de Freguesia de Barcarena, Bárbara Silva, estiveram também esta quinta-feira na abertura da loja.

“A inauguração da Mercadona no Taguspark é a prova de que apesar da crise há momentos de rejuvenescimento. Trata-se de um investimento que contribui para a dinâmica da atividade económica do concelho de Oeiras. Além do mais, saúde-se a arquitetura deste espaço comercial e os apontamentos que trazem mais beleza ao local”, refere Isaltino Morais.

Para circular no espaço, pode escolher o carrinho grande ou o pequeno, que é pouco maior que um cesto, mas tem a vantagem de ser alto, pensado para o conforto dos clientes que, assim, não têm que se baixar constantemente. E o melhor é que nem sequer é preciso moedas para usá-los.

“Queremos ser práticos, facilitar a vida dos clientes, fazê-los ter uma compra cómoda”, refere a marca. Também por isso há 17 caixas de pagamento disponíveis. 

O espaço conta com 155 lugares de estacionamento, tanto no interior, como no exterior, e dois lugares destinados ao carregamento de veículos elétricos, indo ao encontro do compromisso da empresa com a mobilidade elétrica. A aposta nas energias renováveis também se faz sentir através da instalação de 532 painéis solares na loja, com capacidade para produzir 200kW. 

Para este novo supermercado, a Mercadona contratou cerca de 100 colaboradores que participaram numa formação de alguns meses no norte do País — tal como já é habitual na cadeia espanhola. Segundo a empresa, com o crescimento que tem registado em Portugal, há ainda vagas disponíveis para diversas lojas, que podem ser consultadas no Portal de Emprego.

Com a inauguração da loja em Oeiras, a Mercadona completa o plano de expansão previsto para 2022, que contemplava a abertura de dez lojas em cinco novos distritos: Santarém, Setúbal, Viseu, Leiria e Lisboa, terminando o ano com um total de 39 lojas no nosso País.

Pode visitar a Mercadona todos os dias, de segunda-feira a domingo, das 9 horas às 21h30.

Carregue na galeria para conhecer o espaço da nova Mercadona em Oeiras, assim como alguns produtos que se destacam na oferta da retalhista espanhola em Portugal (incluindo as sugestões da Tia Cátia). 

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