comida

Já pode receber os cabazes d’O Chico da Fruta no concelho de Oeiras

A empresa familiar que distribui frutas e legumes de pequenos produtores tem um novo cabaz — e aumentou a área de distribuição.
Tudo sazonal.

Chama-se O Chico da Fruta e é uma empresa familiar de venda de frutas e legumes em cabazes. Vem tudo de pequenos produtores nacionais e não existe taxa de entrega. Neste mês de abril, foi criado um novo cabaz só de fruta e a empresa aumentou a sua rota de entrega.

Os produtos chegam agora aos concelhos de Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Odivelas, Oeiras, Seixal e Sintra. Os cabazes são compostos por produtos frescos e sazonais.

Existe o Cabaz Semanal, com mais de 20 variedades, incluindo ovos do campo, e com mais de 10 quilos em cada cabaz, suficientes para uma semana de alimentação saudável de famílias entre duas a quatro pessoas, por 21,50€. No novo Cabaz de Frutas, pode contar com 7 a 10 produtos e um peso superior a 7 quilos, pelo valor de 20€.

A empresa nasceu porque vários familiares já trabalhavam no ramo da agricultura e da venda de fruta e legumes. “Com a pandemia, vimos os nossos rendimentos bastante afetados e decidimos, finalmente, colocar o projeto em andamento. Apoiámo-nos nos nossos familiares, falámos com alguns pequenos produtores, estabelecemos algumas parcerias e demos o arranque do projeto no dia 12 de Agosto [2020]”, explicam os proprietários.

“Somos uma empresa familiar, gerida pelo Rui Afonso (avô), Nelson Gomes (pai) e Tay Menucci (mãe) e o Francisco (filho e neto), que deu o nome ao projeto. Começámos a entrega em todo o concelho de Oeiras no final do mês de março, dia 24.”

Todos os domingos, pode conhecer a composição dos cabazes da semana através da página de Instagram d’O Chico da Fruta. Para encomendar, basta enviar uma mensagem para o WhatsApp do Chico (912570498), com o nome e apelido, morada completa, código postal e contacto.

As encomendas podem ser feitas até às 12 horas do dia anterior à data de entrega, de acordo com a rota definida e disponibilidade. Após confirmada a encomenda e definida a rota, é enviado um SMS com o horário previsto para a entrega.

A empresa foca-se ainda na sustentabilidade, pelo que é raro encontrar plástico dentro dos cabazes. Os produtos são separados em sacos de papel reciclado, as caixas são de cartão, que são recolhidas, higienizadas e reutilizadas todas as semanas.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA