Já existe em Campo de Ourique, Alvalade e no Parque das Nações. A Horta do Bairro, que se caracteriza por ser uma mercearia de charme, decidiu dar o passo seguinte no plano de expansão e levar o conceito para fora de Lisboa. Oeiras foi o local escolhido e, depois de seis meses de obras, a quarta loja da marca abriu no dia 28 de outubro. Nem a forte chuva que caiu durante toda a manhã desse sábado, impediu os oeirenses de conhecerem, em primeira mão, a nova loja do Fórum Oeiras.
“Oh freguês…já viu isto?”, brinca a marca, convidando a população do concelho a conhecer o espaço “onde pode encontrar frutas e legumes frescos todos os dias”. Sempre em busca das melhores novidades, a New in Oeiras passou por lá para conhecer o novo spot desta rede de frutarias de charme e a oferta que encontra por lá. Aproveitámos para conversar com Gerardus Brands, diretor da Horta do Bairro.
“O conceito é mesmo de frutaria de charme. Aqui o cliente não se serve, é atendido. Procuramos conhecer o cliente e servi-lo, voltando ao comércio tradicional, a um comércio de proximidade, com uma gama alta para os clientes mais exigentes”, garante o responsável.
Logo à entrada, salta à vista a grande variedade de frutas, legumes e vegetais à disposição, com diferentes aromas a acompanhar-nos à medida que vamos explorando todos os cantinhos da loja. Ali encontra-se fruta da época, como castanhas, marmelos e romãs, por exemplo, como também sabores tropicais, como cocos frescos, pitaya, mamão e até cana de açúcar.
Além disso, há diferentes zonas na loja dedicadas a produtos gourmert, como azeite, conservas, compotas, mel, bolachas e biscoitos, café e chocolates e ainda artigos de marcas internacionais como massas, arroz, molhos, entre outros. A loja tem também uma área dedicada a bebidas, com diferentes marcas de vinhos, refrigerantes, águas, cervejas e bebidas brancas.
“Para nós é natural apresentar um leque variado de artigos, que motivem as pessoas a virem à Horta do Bairro. Se for mais uma frutaria como as outras, nada nos iria diferenciar. Acaba por ser uma mercearia gourmet. Acreditamos que o cliente que nos vem visitar, procura coisas que não estão disponíveis nas demais superfícies comerciais. Por exemplo, uma massa italiana ou um molho pesto mais específico. Temos alguma alimentação do mundo, produtos orientais, mexicanos e queremos ir alterando ao longo do ano”, refere Gerardus Brands.

Na zona de produtos refrigerados, vai encontrar ainda uma enorme variedade de lacticínios e charcutaria e ainda sobremesas e outros produtos congelados, incluindo também refeições pré-preparadas da marca “O Passe”, com opções tão distintas como arroz de pato, strogonoff de frango, empadão de carne, crepes de camarão, bacalhau espiritual ou feijoada de choco. “Infelizmente, as pessoas têm cada vez menos tempo na sua rotina. Fizemos uma parceria para as refeições pré-prontas, temos a gama quase toda da marca”, sublinha o responsável.
No dia da inauguração, os clientes puderam provar diversas iguarias preparadas pelo chef Luís Machado, com produtos da loja. Foram distribuídos alguns miminhos pelos fregueses que passaram por lá e não faltou sequer a visita do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.
A NiO também esteve lá e aproveitou o momento para falar com Gerardus Brands, diretor da Horta do Bairro, que nos explicou a decisão de vir para Oeiras. “Foi uma oportunidade que surgiu. Tínhamos a intenção de expandir para as zonas nobres da Grande Lisboa e pretendemos chegar também a Cascais e Sintra. Oeiras foi o primeiro passo na direção certa”, afirma. É a última grande abertura da insígnia este ano, que promete continuar a crescer “de modo a chegar a cada vez mais fregueses”.
De seguida, carregue na galeria para ver imagens do espaço e de alguns produtos que encontra por lá.