Um conceito australiano, sob os comandos de um empresário brasileiro, situado numa vila portuguesa. Apesar de parecer uma mistura invulgar, o novo restaurante de Oeiras abriu a 14 de agosto com um posicionamento bem definido. É uma casa de carnes, com um menu bastante diversificado e muita vontade de conquistar o paladar dos oeirenses.
O nome “Aussie” vem de longe. Foi escolhido em homenagem ao país que inspirou a criação do espaço, já que “aussies” é como são chamados os cidadãos australianos, informalmente. É Eduardo Fernandes, 40 anos, natural do Rio de Janeiro, que nos conta como surgiu a vontade de abrir uma steakhouse, garantindo que procurou dar forma a uma memória afetiva que traz do Brasil, com o objetivo de proporcionar “uma experiência gastronómica única na região”.
“Mudei-me para Portugal há oito anos, com a minha família, e senti falta de coisas que nos confortam. Este tipo de comida é uma delas, porque havia muito no Brasil, mas não existe tanto por aqui. Assim, tive a ideia de unir este conceito a todo o meu know-how e experiência na área financeira e empresarial, neste novo desafio. A proposta é oferecer uma comida de qualidade com preço justo e muito sabor”, explica o proprietário.
“A maioria dos brasileiros conhece este conceito, porque está muito enraizado lá. Queria trazer para quem quer matar saudades, e para quem não conhece, poder experimentar. Queremos abraçar todo o tipo de clientes”, refere o responsável do Aussie, que garante ter escolhido Oeiras devido à sua “localização muito central, com muitos brasileiros a morar nessa zona e com clientes com um poder aquisito mais alto”.
Eduardo aponta dois dos pratos que têm tido mais sucesso juntos dos clientes: a costela “Outback Ribs”, muito procurada pelo público brasileiro, e o pulled pork. Mas há também opções de frango e até vegetarianas, para que, mesmo que tenha amigos que não comam carne, possam reunir-se no espaço, para uma refeição que agrade a todos. A criação do menu é da autoria da chef Tainara Costa, com apoio da chef Fabiana Rodrigues na finalização dos pratos.
Na carta vai encontrar uma seleção de receitas inspiradas em steakhouses de diferentes países e pratos regionais reinventados. Entre as dicas para começar a refeição estão o pulled pork (8,90€ por quatro unidades) que consiste numa bolinha panada com recheio de costela desfiada e cream cheese. Para partilhar, pode pedir a premium sausage (12,90€), uma salsicha que chega à mesa em espiral, recheada com queijo Gouda e coberta com uma camada de queijo coalho derretido. As onion rings (4,90€) não podiam faltar, os famosos anéis de cebola crocantes, servidos com o tradicional molho aussie; nem as royal fries (7,90€), batatas fritas cobertas com molho de queijo, bacon r costela desfiada.
Quanto aos pratos principais, destacam-se os cortes selecionados, entre eles o grilled steak (21,90€), corte de picanha com cerca de 500 gramas, acompanhado por batatas fritas; também o Outback ribs (19,90€), piano de porco de 900 gramas com o molho BBQ Bull ‘s Eye, feito com temperos australianos; e ainda o clássico T-Bone (19,90€). Se prefere frango peça um Supreme Chicken (12,90€ ou uma Caesar Chicken Salad (10,90€) e, no caso de querer fugir da carne, experimente a Canberra Pasta (10,90€), linguini, gambas e molho aussie.
No Aussie Steakhouse, não faltam os hambúrgueres, que recebem nomes de cidades australianas. A chef destaca o Sidney Burger (11,90€), um blend de 200 gramas de picanha, queijo empanado crocante e bacon; e o Gold Coast Burger (9,90€) que combina 100 gramas de costela de porco desfiada queijo gouda, cheddar e bacon. Se for até lá em família, o menu kids oferece duas opções: o Aussie Burger Kids (6,90€) e a Pasta Kids (6,90€).
De segunda a sexta-feira, à hora de almoço, o restaurante tem menu executivo a 10,90€, entre o filete de frango, o filete de pescada ou o piano de porco e a 12,90€ a picanha. Inclui também bebida, sobremesa e café.
Encontra o Aussie no número 4C da Rua Marechal Costa Gomes, onde antes estava situado um restaurante de sushi. Foi preciso um mês e meio para mudar o espaço, de forma a garantir uma decoração que estivesse em sintonia com o conceito, desde as cores predominantes, como o preto e o terracota, inspirado nos desertos australianos, até chegarem a um open space para dar uma maior amplitude ao espaço e maior conforto dos clientes.
Quando está bom tempo, pode ficar na esplanada, contando com um total de 106 lugares disponíveis, entre interior e exterior. O restaurante está aberto todos os dias, com a particularidade de ter um horário contínuo ao fim de semana. De segunda a sexta-feira, a casa promove uma happy hour, entre as 18 e as 20 horas, ou seja, na compra de uma Heineken de 250 mililitros, ganha uma caneca de 500 mililitros como oferta.
De seguida, carregue na galeria para conhecer imagens do espaço e alguns pratos que encontra por lá.