Antonella Rossi, de 58 anos, é a chef responsável pelas delícias italianas criadas na Tiramisusi, projeto que criou com a filha, Susanna, de 36 anos. Tudo começou com a receita caseira de tiramisù, muito elogiada por família e amigos, que as duas começaram a vender para fora. O crescimento ditou a necessidade de procurar uma cozinha de produção e introduzir novos sabores italianos no menu. Agora, a chef italiana vai ensinar alguns dos segredos num workshop agendado para 9 de março.
“As receitas da mamma”, feitas por Antonella, passam por pratos clássicos, “sabores autênticos e familiares da tradição italiana”, conta Susanna. O primeiro a surgir foi a lasanha, pensada para ser uma edição especial de um mês. Depois de dois anos, continua a ser um sucesso no menu. Seguiram-se os canelones, entre outros pratos totalmente feitos com massa fresca, produzida pela chef responsável.
Depois de vários pedidos, mãe e filha (é Susanna que trata da parte de branding e comunicação da marca) decidiram finalmente criar um workshop de pasta, para ensinar todos aqueles que querem aprender a fazer tagliatelle, pappardelle e tagliolini frescos, inteiramente à mão, com a mamma Antonella.
“Aprenda a fazer e leve a sua criação para casa, para um jantar saboroso. Fará massa para dois, para poder partilhar com orgulho”, refere a Tiramisusi. O workshop terminará com uma degustação do tiramisù caseiro, imagem de marca do projeto. O segredo, contam as responsáveis, passa por usar ingredientes de qualidade, “de produtores artesanais locais”, e fazer todo o processo artesanalmente, incluindo os biscoitos. Antonella promete divulgar alguns dos segredos aos participantes do workshop.
A iniciativa está marcada para 9 de março, sábado, das 14 às 16 horas, na cozinha de produção onde tudo acontece, situada no número 35 da Rua Cândido dos Reis, em Algés. O valor é de 35€ por pessoa, com material incluído. As vagas são limitadas, por isso, se não quiser perder a oportunidade de aprender a fazer uma boa massa italiana de raiz, inscreva-se através deste formulário online.
A história da Tiramisusi
Foi na pandemia que mãe e filha italianas se mudaram para Lisboa (vivam em Espanha e Inglaterra, respetivamente), num reencontro que, como uma boa família italiana, se fez acompanhado de comida típica. Não faltou a lasanha nem o tiramisù, especialidade de Antonella, que não imaginava que a receita caseira lhe daria um novo rumo profissional. Foi ganhando fama entre conhecidos e amigos e assim começaram a surgir encomendas.
O doce tornou-se um sucesso tão grande que a família decidiu arriscar e criar uma marca, em julho de 2021. O nome, Tiramisusi, surgiu de uma brincadeira antiga. “Quando morava fora e fazia o tiramisù da minha mãe, o meu namorado brincava com o meu nome e chamava-lhe ‘tiramisusi’. Por isso, achámos que tinha todo o sentido ser esse o nome da marca”, contou Susanna à NiO.
No início, começaram por vender o tiramisù a clientes particulares e em mercados, até que surgiram as parcerias com restaurantes em Lisboa. Já em 2022, a marca decidiu introduzir novos sabores italianos no seu menu, com as receitas da mamma” e o projeto foi crescendo, até assumirem um espaço de produção, em janeiro de 2023.
Apesar de não ser propriamente uma loja, o espaço em Algés está aberto ao público em alguns horários: segunda-feira, das 14 às 17 horas; e de terça a sexta, das 11 às 17 horas. É ali que pode levantar as suas encomendas ou comprar algum desejo de última hora, pois a marca tem um stock diário de produtos frescos ou congelados para levar para casa. Está também disponível um serviço de entregas. Para encomendas e informações, contacte a Tiramisusi através do Instagram, Facebook, ou do número de WhatsApp, presente nas redes sociais.
Carregue na galeria para ver algumas imagens dos produtos da marca.