comida

Há três queijos portugueses (muito conhecidos) entre os 50 melhores do mundo

A lista foi divulgada pelo "The Taste Atlas", um guia gastronómico norte-americano e que incluiu a votação de viajantes.
Portugal bem representado.

Todos sabemos que os queijos portugueses não ficam nada atrás em relação às consideradas nações destes produtos, como França ou Itália. Prova disso é a mais recente lista do site “The Taste Atlas”, que destacou os melhores queijos de todo o mundo e Portugal está muito bem representado com três rótulos. 

O primeiro a aparecer nesta lista do top 50 é o queijo da Serra da Estrela. Um produto que serviu de refeição a muitos reis e rainhas, desde o século XII. É o mais antigo queijo português e o processo de fabrico continua a ser tradicional. Os pastores saem com o rebanho de manhã e só voltam ao final da tarde, depois de as ovelhas serem ordenhadas. Enquanto isso, as mulheres ficam em casa a fazer esta iguaria, tal qual as avós lhes ensinaram. Resultado: um queijo curado de aspeto amanteigado e de cor amarelada, que mereceu a vigésima posição do raking.

Dez lugares abaixo aparece o famoso queijo de ovelha de Azeitão. E na última posição o queijo de cabra da Beira Baixa.

O TasteAtlas é uma plataforma gastronómica que se dedica a descobrir as iguarias mais saborosas do mundo. Segundo o guia e a votação do público, o melhor queijo do mundo é o brasileiro Canastra, seguido de dois gregos: Kalathaki Limnou e Graviera Naxou. Estes ficaram à frente dos reconhecidos parmigiano e gorgonzola de Itália.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA