comida

Frias e boas: novo sabor a castanhas assadas já chegou à Santini

Desde sexta-feira, 10 de novembro, que pode provar a receita (de edição limitada) em todas as gelatarias da marca.
A edição é limitada.

O dia de São Martinho assinala-se este sábado, 11 de novembro. Segundo a sabedoria popular, é também nesta época do ano que se registam períodos com temperaturas acima da média, um fenómeno meteorológico “milagroso” que terá tido origem num ato altruísta.

Quer tenha sido inspirada pela famosa lenda do verão de São Martinho, ou no ditado que diz que neste dia “comem-se castanhas e bebe-se vinho”, a Santini tem a proposta ideal para celebrar a data, mas feita à sua imagem: um gelado com sabor a castanhas assadas. 

A história que deu origem à lenda é uma das mais populares da Europa. Com mais ou menos diferenças nos detalhes, versa sobre um soldado, Martinho, que num dia frio de outono encontrou, numa volta a cavalo, um mendigo cheio de frio. O militar terá empunhado a espada e cortado a sua capa ao meio: ofereceu metade ao mendigo e a acabou por dar a outra parte a outro homem que encontrou mais adiante, também a passar frio.

O cavaleiro seguiu sem capa, num dia gelado, que aqueceu subitamente depois dos seus generosos atos, dando origem a três dias de tempo mais quente que, segundo a história, se repetem sempre em novembro. Crenças à parte, a verdade é que este fenómeno continua a decorrer até aos nossos dias.

Segundo as previsões do IPMA, as temperaturas máximas irão rondar os 20 graus este fim de semana (11 e 12 de novembro), por isso, estão reunidas todas as condições para provar o gelado com sabor a castanha assada.

É finalizado com caramelizado de erva-doce, que pode saborear em formato de cone ou copo. A edição limitada já está disponível nas lojas Santini, com preços desde 3,90€, desde sexta-feira, 10 de novembro.

Esta é uma proposta original, que tem regressado todos os anos ao catálogo da marca, pelo enorme sucesso que faz junto dos clientes. “É uma forma diferente de provar um sabor que nos é tão familiar, noutro formato e textura”, garante Eduardo Santini. 

A primeira loja Santini abriu no Tamariz (Estoril) há mais de sete décadas. O fundador já era o terceiro de uma geração de italianos que se dedicava ao fabrico de gelados. O seu bisavô fundou a primeira gelataria em Viena, e as suas criações foram elogiadas pelo imperador Francisco José.

A Santini tem hoje lojas em Cascais, Carcavelos, Belém, Chiado, Telheiras, Amoreiras, Docas, Porto, Faro e na Aldeia de Juzo. Em Oeiras, encontra a marca no centro comercial Oeiras Parque. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA