comida

(H)à Fatia: a nova pastelaria instagramável de Miraflores

No pequeno espaço pode encontrar vários bolos caseiros, opções vegan e salgados para petiscar.
O que não lhe faltam são opções deliciosas.

Tudo começou quando Cláudia Santos decidiu deixar o seu trabalho como supervisora de reservas num hotel de cinco estrelas, para abrir um espaço próprio, um dos seus grandes sonhos. Foi assim que nasceu a (H)à Fatia. A pastelaria abriu em agosto desde ano e fica em frente ao jardim de Miraflores.

Os bolos não são sempre os mesmos todos os dias e, por isso, pode variar e provar sabores novos. A grande maioria é feito de forma caseira, com a ajuda da mãe da proprietária. São as duas a confecionar as delícias que são apresentadas ao público e uma coisa é certa: vai encontrar sempre bolos frescos e deliciosos.

“Quando me perguntam: ‘não tem um bolo de arroz?’, respondo que não tenho. Eu sei que posso ter, mas não é isso que eu quero. Para isso, já existem imensas pastelarias à minha volta que oferecem esse produto”, explicou a responsável do negócio à New in Oeiras.

Neste negócio transparece a criatividade de Cláudia (e de um amigo) que a ajudou a conceber o conceito que tinha na cabeça. Não só falamos dos produtos que vende, mas também do nome escolhido para a pastelaria e da decoração do espaço. A localização também não foi escolhida ao acaso.

“Eu queria abrir algo pequenino, intimista e muito cosy. E, ou seria no centro da vila de Sintra, que tem muitas coisas românticas, ou no centro de Lisboa em bairros mais pequenos, como Campo de Ourique. O centro da vila de Sintra estava cheio, então pensei vir para Miraflores. Também andei a ver o Restelo, mas naquela zona já havia muita oferta, e eu queria destacar-me. A decoração do espaço foi ideia minha e desse amigo, foi tudo escolhido por nós. Reutilizei peças decorativas minhas e fui eu e os meus amigos que pintámos as mesas”, conta à NiO.

Para os clientes que não são tão gulosos, mas querem saborear as mais recentes comidas caseiras de Miraflores, estão convidados pela responsável a experimentar as ofertas para o almoço. A sopa é feita todos os dias e pode acompanhar com um wrap ou uma tosta. Mas também há opções veganas como, por exemplo o bolo de canela, o bolo de côco e o bolo de côco com manjericão, todos feitos sem produtos de origem animal.

É absolutamente obrigatório pedir umas waffles e o bolo de amêndoa e noz. As bolas de Berlim coloridas também são uma ótima opção, até porque o recheio não vai ser o tradicional que está à espera. Pode escolher, entre vários recheios, o de limão, Nutella ou frutos silvestres. Os que gostarem mais de uma opção salgada, podem pedir um croquete ou uma coxa de frango.

Uma das recomendações.

Mais recentemente, o (H)à Fatia chegou às plataformas de delivery Bolt e Uber Eats, mas as entregas ao domicílio não ultrapassam o raio dos dez quilómetros. Basta ver se a sua zona ainda é abrangida pelas aplicações e, se for, a sorte está do seu lado. Se preferir, pode ligar diretamente para o espaço em Miraflores através do número de telefone 214 101 850.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA