Se é o tipo de pessoa que, sempre que vai ao Porto, não dispensa uma refeição de francesinhas num dos clássicos restaurantes da cidade, temos boas notícias. No final deste mês, vai poder deliciar-se com esta iguaria, feita por espaços tipicamente portuenses, sem sair de Oeiras. O Festival de Francesinhas está de volta ao Jardim Municipal onde, durante dez dias, poderá provar esta que é uma das especialidades mais famosas da invicta.
O evento arranca no dia 29 de setembro, sexta-feira, e estará de portas abertas até domingo, dia 8 de outubro. Esta é a quarta edição da iniciativa no concelho de Oeiras, uma tradição que começou em 2019, no Palácio Marquês de Pombal. Depois de um interregno em 2020, voltou a realizar-se em 2021 e 2022, ao ar livre, no mesmo espaço a que regressa este ano.
O festival terá quatro restaurantes presentes, cada um com a sua receita especial de francesinha. São eles: Alfândega d’Ouro, que traz a francesinha em forno a lenha; o Cufra, com a francesinha tradicional; o Santa Francesinha com uma opção de francesinha vegan; e a Taberna Portuense, também com a receita de francesinha tradicional.
O difícil vai ser escolher. Caso vá até lá com amigos ou família, podem sempre pedir, cada um, uma opção diferente e provar um bocadinho de todas. Há ainda uma grande novidade, com o objetivo de tornar o festival mais inclusivo, ano após ano, para quem tenha restrições alimentares. Pela primeira vez, vai haver a opção de francesinha sem glúten.
Além das francesinhas, à semelhança do ano passado, vai poder saborear os famosos cachorrinhos da Batalha e ainda outra estreia no festival: as bifanas à portuense. Duas opções que vão, certamente, agradar a muitos dos visitantes, especialmente aos miúdos.
A entrada é totalmente livre e só paga o que comer. Assim que chegar ao recinto, dirija-se à caixa central para pagar e depois é só escolher a que restaurante ir. O preço é igual para todos: 10€ pelas francesinhas tradicionais e 13€ pelas de forno a lenha. Pode ainda adquirir um voucher especial, em que, na compra de uma francesinha tradicional, terá oferta de uma dose de batatas fritas e uma cerveja ou sumo de pressão.
Seja ao almoço ou ao jantar, durante a semana ou ao fim de semana, não deixe de ir até lá experimentar estas iguarias portuenses. O festival estará aberto todos os dias, de 29 de setembro a 8 de outubro, em dois períodos: do meio-dia às 15 horas, e das 19 às 23 horas. Siga a página de Facebook do Festival de Francesinhas para ir acompanhando todas as novidades.