O tempo começa a aquecer e o que nos apetece são comidas e doces mais frescos. Verão é também sinónimo de gelados, porém, embora existam inúmeras opções no mercado, muitos dos que se encontram à venda são pouco saudáveis, bastante calóricos e, por isso, péssimos para a dieta. Ainda assim, é possível encontrar versões equilibradas nutricionalmente, pobres em calorias e ricas em proteínas. A prova disso está no novo gelado proteico do Lidl.
À primeira vista parecem os clássicos Magnum de amêndoa ou chocolate. A base é feita de baunilha e são revestidos por uma capa de chocolate. Uma fonte oficial da cadeia alemã revelou que esta escolha “faz parte do sortido de verão”. Isto significa que estará disponível apenas temporariamente durante os meses de calor “nas mais de 270 lojas de norte a sul do País”.
“O gelado da marca Gelatelli é rico em proteína, ideal para quem procura um sabor doce dentro de um estilo de vida mais saudável, estando disponível em duas variedades — baunilha com chocolate de leite e baunilha com chocolate de leite e amêndoas”, diz a retalhista.
A primeira opção soma um total de 3,5 gramas de proteína e 116 calorias, por gelado. A segunda versão representa um consumo de 3,8 gramas de proteína e 126 calorias por gelado.
Tendo em conta que um Magnum de amêndoas, do famoso cartaz da Olá, tem 284 calorias e 4,2 gramas de proteína por gelado, esta opção tem metade do valor calórico. Mas não é só isso que conta. Segundo a nutricionista Lia Faria, no momento da compra de um produto deste género, devemos sempre analisar os rótulos.
“Quanto mais curta for a lista de ingredientes, melhor”, afirma. “Quando falamos de gelados temos de ter em consideração que a presença de açúcar, aditivos e conservantes é comum, uma vez que estamos a falar de géneros alimentícios mais processados”.
Se analisarmos o rótulo desta opção do Lidl, percebemos por que está a deixar a comunidade fit em alvoroço. Além de pouco calórico, não tem açúcar adicionado e é feito à base de leite e whey — ambos fundamentais para quem treina, ou quem quer aumentar o aporte proteico.
Lia Faria acrescenta que os gelados proteicos “são, como o nome indica, mais ricos em proteína, que os demais. Geralmente, têm também baixo teor de açúcares.” Ou seja, são boa opção para aqueles momentos em que só nos apetece comer um doce fresco.
A sobremesa chegou à zona dos congelados do Lidl há poucas semanas, e tem sido “bem recebido pelos clientes”. Cada embalagem traz quatro unidades e custa 2,49€, o que significa que cada gelado custa cerca de 62 cêntimos.
Caso estes sabores não lhe agradem, pode sempre fazer gelados proteicos com outros sabores. Carregue na galeria e aprenda a preparar versões deliciosas desta sobremesa gelada.