Quando pensamos em pão entregue em casa é impossível não recordar os taleigos que as nossas avós cuidadosamente penduravam à porta antes de irem dormir. Em miúdos, quase que parecia magia. Na manhã seguinte, o pão quentinho e estaladiço estava pronto a comer. Com manteiga, doce ou marmelad,a o dia começava com outro sabor, numa altura em que o pão processado não constava sequer nas prateleiras do supermercado.
Nos últimos anos, a arte de fazer pão, com fermentação lenta e natural, tem sido reavivada por muitos padeiros e padarias, que vendem os produtos a estes clientes mais exigentes ou saudosistas. A Gleba é um dos maiores exemplos de sucessos disso mesmo. Mas existem outras empresas que ainda dependem das farinhas de moleiro e amassam o seu pão à mão.
Em tempos de confinamento, as receitas de pão para fazer em casa, no forno ou até na frigideira, aumentaram. Mas se não se quer aventurar na cozinha, ou se já experimentou e não correu muito bem, vai gostar de saber que existem padarias que lhe entregam pão fresco em casa.
A New in Oeiras reuniu um conjunto das marcas que fazem entregas em todo o concelho. Algumas são oeirenses, outras lisboetas. Umas entregam diariamente, outras em dias marcados. Conheça-as na galeria que mostramos a seguir.