comida

Estas amigas oeirenses criam cenários de sonho para o seu (bubble) piquenique

O projeto oeirense "O Nosso Instante" faz tudo, o cliente só tem de aproveitar o momento. É o programa perfeito para o verão.
Deusda e Paula são as responsáveis.

Bom tempo é sinónimo de programas ao ar livre. Jardins e praias são os cenários mais comuns para passeios e encontros com família e amigos. Se houver algo para petiscar e beber pelo meio, melhor ainda. É por isso que o conceito de piquenique faz tanto sucesso junto de pessoas de todas as idades. Poder almoçar ou lanchar no meio da natureza é sempre um momento agradável, seja para pôr os miúdos a brincar livremente e correr à vontade, seja para uma ocasião mais romântica ou até mesmo para celebrar um aniversário, um chá de bebé ou uma despedida de solteira. 

A ideia é perfeita mas, na prática, existem algumas questões que surgem na hora de começar a organizar um piquenique. Como preparar tudo para que tenha um cenário visualmente bonito, com boa comida e adequada ao tipo de evento? Se adora piqueniques mas não tem paciência nem imaginação para os preparativos, o melhor é deixar o processo nas mãos de quem sabe. E nem precisa de ir muito longe, porque “O Nosso Instante” é um projeto criado aqui mesmo, no concelho de Oeiras.

Deusda Quinharé, de 37 anos, e Paula Cabral, de 40 anos, são amigas há mais de três décadas. Cresceram juntas, vizinhas no mesmo bairro em Paço de Arcos, e sempre quiseram ter um negócio em comum, algo que as apaixonasse. A ideia de criarem uma marca dedicada a piqueniques surgiu quando, há uns anos, Paula queria organizar um para celebrar o seu próprio aniversário. 

“Rapidamente desisti da ideia porque as opções que encontrei não eram bem aquilo que queria, eram valores muito altos. Como gostamos da ideia de fazer piqueniques mais acessíveis, falei com a Deusda e pensámos porque não começar a fazer isto para outras pessoas? Começámos a pesquisar o que havia aqui em Portugal, porque desde logo a nossa ideia não era de um piquenique normal, de toalha e cesto, como estamos habituados a ver. Queríamos um cenário mais glamoroso”, conta Paula à New in Oeiras.

Acabaram por experimentar, numa primeira fase, criar piqueniques surpresa para amigos que queriam surpreender as namoradas. “A intenção era mesmo criar um cenário e proporcionar momentos que pudessem surpreender outra pessoa”, sublinha a responsável. “Queremos ajudar a criar memórias”, refere Deusda. 

Piquenique ao anoitecer, na praia.

O projeto começou em jardins e praias do concelho de Oeiras, por ser o local onde vivem, mas rapidamente perceberam que podiam alargar o negócio para a zona da Grande Lisboa, dando a possibilidade aos clientes de fazerem em jardins da capital, em Belém ou no Parque das Nações, por exemplo. “Se for um sítio logisticamente possível, de acordo com a preferência do cliente, estamos abertas a fazer onde ele quiser”, garante Paula. 

A montagem do piquenique demora entre 30 a 40 minutos. É esse o tempo que leva a montar todo o cenário. “O piquenique tem toda a parte-base desde as mesas aos assentos, à loiça, até aos elementos de decoração, que fazem toda a diferença no visual final. A comida e a bebida estão incluídas. Temos umas mantinhas para tornar o ambiente mais acolhedor e também música ambiente escolhida pelo cliente”, conta Paula. O cliente poderá aproveitar o espaço durante duas horas. “Só aparecemos no fim, para recolher tudo. O cliente só tem de aparecer e usufruir do momento”, conclui. 

Os piqueniques são organizados para um máximo de 20 pessoas. “Podem contratar o nosso piquenique para celebrar festas de aniversários, despedidas de solteiro, alguma ocasião especial como o Dia do Pai ou da Mãe. É só escolher o local, entre jardins e praias, e escolher o tipo de decoração”, referem as responsáveis. Entre um toque mais elegante, ou de estilo boho, a decoração pode ser feita de acordo com o gosto dos clientes. 

Já experimentou um “bubble picnic”?

Para contrariar a ideia de que os piqueniques só podem ser feitos nos meses quentes, Deusda e Paula têm a opção de um “bubble picnic”, ou seja, fazer um piquenique dentro de uma “bolha” que o vai proteger do vento ou de uma brisa mais fresca, no caso de querer fazê-lo nos meses mais frios ou à noite. 

“No início só funcionávamos durante a primavera e o verão. Pesquisámos as opções existentes e achámos que esta era perfeita, porque assim conseguimos montar o piquenique no interior, protegido. É uma pequena tenda, com vista de 360 graus. É muito confortável e as pessoas adoram porque é original”, revela Deusda. 

As duas amigas não esquecem nenhum pormenor, desde a loiça a condizer, as flores a enfeitar, a comida disposta de forma prática e elegante, para que os clientes se sintam quase como num conto de fadas. A verdade é que pode querer fazer um piquenique deste género, mais romântico, para duas pessoas, ou um pequeno-almoço ou lanche de amigos, para quatro pessoas no máximo. “É um momento mais intimista”, refere a responsável. 

Pode escolher entre três menus de brunch, desde o simples, ao médio, até ao VIP. Não faltam bagels, croissants, queijo e enchidos, iogurte, sumos e chá, entre outros petiscos. Se quiser, podem ser servidas também tábuas de petiscos, entre a pequena, a média e a XL. 

Caso queira provar as cestas de brunch e as tábuas de petiscos d’O Nosso Instante, sem ser em modo piquenique, pode encomendar que serão levados até sua casa. “É ‘o nosso instante até si’, que levamos ao cliente, pode deixar uma mensagem se quiser oferecer este presente a alguém, ou no caso de dar uma festa em casa, temos este serviço disponível”, conclui Deusda. Pode seguir o projeto no Instagram e começar já a pensar na próxima festa que irá organizar com a ajuda de Deusda e Paula. 

Carregue na galeria para ver imagens dos piqueniques organizados pel’O Nosso Instante.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA