comida

Estão abertas as inscrições para eleger “O Melhor Pastel de Nata” da Grande Lisboa

Pode participar no concurso, patrocinado pela Câmara de Oeiras, até 15 de julho. A final acontece a 30 de setembro, em Barcarena.
Concorrentes da última edição. Créditos: Humberto Mouco

Cada pessoa tem as suas preferências particulares no que a pastéis de nata diz respeito. Seja de uma pastelaria famosa perto do trabalho ou o pequeno café de bairro da zona onde vive, há sempre quem considere que conhece o sítio onde se fazem os melhores. É precisamente esses que a Edições do Gosto quer descobrir. 

O concurso que pretende eleger “O Melhor Pastel de Nata” está de regresso para aquela que será a 15.ª edição. O desafio arranca com a fase de inscrições, a decorrer até 15 de julho, direcionada a espaços com fabrico próprio na Área Metropolitana de Lisboa.

Assim, pastelarias, padarias, restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos que tenham este produto no menu, podem entrar na corrida para se candidatarem ao título de “O Melhor Pastel de Nata 2024”. A inscrição deverá ser feita na página oficial do evento, onde poderá também consultar o regulamento de prova.

Após a fase de inscrições, seguem-se as provas cegas, marcadas para os dias 11, 12 e 13 de setembro, na Manja Marvila, em Lisboa, onde serão escolhidos os 12 finalistas. A grande final do concurso vai decorrer no dia 30 de setembro, durante o evento Congresso de Cozinha, nos Nirvana Studios, em Barcarena. 

De acordo com Virgílio Nogueiro Gomes, reconhecido gastrónomo e presidente do júri, serão pontuadas características como “Aspeto”, “Toque da massa”, “Sabor e consistência da massa”, “Recheio” e “Sabor global”. O responsável lança o desafio a todos os interessados: “A animação com o Pastel de Nata continua, venha valorizar o seu, concorrendo este ano”.

Edição de 2023.

Recordamos que, na edição de 2023, o pastel de nata vencedor foi o da Confeitaria Glória, na Amadora. Nos últimos anos, fazem ainda parte do lote de vencedores a Padaria da Né, a Casa do Padeiro, a Pastelaria Aloma, a Pastelaria de Santo António e a Pastelaria Alcoa. Conheça todos os vencedores, por ano, na página oficial do evento. 

A prova “O Melhor Pastel de Nata” tem como patrocinador principal a Câmara Municipal de Oeiras. É organizada pelas Edições do Gosto e por Virgílio Nogueiro Gomes, que desde cedo apoiou este projeto, criado em 2009 pelo jornalista Vicente Themudo de Castro. Atualmente, o concurso é uma das mais reconhecidas distinções deste famoso doce português. Pode também seguir a página de Instagram da competição para não lhe escapar nada.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA