comida

Esta semana há uma Feira do Fumeiro para visitar em Porto Salvo (mas não só)

Até 26 de novembro, o parque da SIMPS vai acolher o evento recheado de produtos regionais. Porém, no dia 25, há mais para visitar.
Um paraíso para os apreciadores.

A partir desta quinta-feira, 23 de novembro, e até domingo, dia 26, o aroma a enchidos, queijos e outros produtos regionais vai invadir Porto Salvo. Tudo porque, ao longo destes quatro dias, se vai realizar mais uma edição da Festa do Fumeiro. 

O evento, que decorre no parque da SIMPS — Sociedade de Instrução Musical de Porto Salvo, “promete ser um verdadeiro festim para os amantes da gastronomia tradicional”, revela a organização. Os visitantes terão oportunidade de explorar uma variedade de produtos de fumeiro, de vários produtores locais e regionais.

Ao todo, são 16 expositores com artesanato, produtos como mel, ervas e, ainda, queijos e artigos de fumeiro vindos de Lamego, Serra da Estrela, Mirandela, Bragança e Viana do Castelo. “Desde enchidos saborosos a presuntos de excelência, a Feira do Fumeiro será um verdadeiro paraíso para os apreciadores de sabores autênticos e genuínos”, garante a organização.

No espaço vai encontrar também algumas rulotes de restauração e, claro, não podiam faltar sabores típicos de uma boa festa tradicional como farturas, pipocas, crepes, gelados, ginjinha e caipirinha, num evento que conta com o apoio da Junta de Freguesia.

A Feira do Fumeiro decorre, assim, no Parque Manuel Pereira Coentro, na Avenida dos Descobrimentos, em Porto Salvo. Os horários são os seguintes: quinta-feira, dia 23, a feira está aberta entre as 14 e as 22 horas; na sexta-feira, 24 de novembro, pode visitá-la entre as 14 horas e a meia-noite; no fim de semana as portas abrem às 10 horas, sendo que no sábado, dia 25, fecham à meia-noite e no domingo, dia 26, às 20 horas. 

No entanto, há mais a acontecer na freguesia de Porto Salvo este fim de semana. Ora, no sábado, 25 de novembro, vai realizar-se uma Feirinha de Natal, na Rua do Comércio (Bairro da Auto-Construção), entre as 9 e as 13 horas. Esta é uma iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Porto Salvo em parceria com artesãos locais, para que possam dar a conhecer os seus produtos, que vão desde peças decorativas a utilitárias, entre outras.

Também este sábado, dia 25 de novembro, da parte da tarde, está marcado outro momento muito especial para a freguesia. Pelas 18 horas, será inaugurada a Árvore de Natal, que foi decorada com quadrados de croché feitos pela comunidade. O ponto de encontro é em frente ao edifício do mercado de Porto Salvo e da Junta de Freguesia, num evento aberto a todos. De acordo com os responsáveis, o momento vai contar com distribuição de cacau quente pelos presentes e será animado com música de Natal. 

Se já sente o espírito natalício em alta, aproveite para, além de participar nos eventos que decorrem em Porto Salvo, dar uma volta por vários espaços do concelho de Oeiras, onde já brilham as iluminações de Natal. Carregue na galeria para conhecer algumas.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA