Fenómeno universal que transcende culturas e gerações, o chocolate não é apenas uma guloseima. Para muitos é uma experiência sensorial completa, envolvendo aroma, textura e sabor. Há quem não consiga resistir a um quadradinho após cada refeição, enquanto outros preferem saborear uma mousse como sobremesa.
O chocolate é precisamente o protagonista do festival que regressa ao Jardim Municipal de Paço de Arcos, entre 21 e 23 de março. A programação é bastante variada e inclui atividades para toda a família: haverá animação de rua, com teatro, palhaços, pintura facial e as originais estátuas de chocolate, entre outros.
A zona de restauração foi cuidadosamente planeada para que os visitantes possam provar uma variedade de pratos elaborados à base de cacau. Do chocolate quente, às tabletes e bombons, sem esquecer, claro, as tradicionais fontes de chocolate. Além das propostas doces, também será possível almoçar ou jantar no recinto e explorar as diversas peças de artesanato em exibição.
A organização do Festival do Chocolate está a cargo da União das Freguesias de Oeiras e S. Julião, Paço de Arcos e Caxias (UFOPAC). A festa arranca na sexta-feira, das 17 horas à meia-noite; no sábado, funciona das 12 horas à meia-noite; e no domingo, das 12 horas às 22 horas. É importante notar que o programa pode sofrer alterações devido a imprevistos alheios à UFOPAC.
21 de março (sexta-feira)
- 17 horas — Charanga para a abertura oficial
- 17h30 — Estátuas de chocolate
- 21 horas — Duo Micaela e Ricardo, atuação no Coreto do Jardim Municipal de Paço de Arcos
22 de março (sábado)
- 15 horas — Animação itinerante
- 16 horas — Estátuas de chocolate
- 16h30 — Teatro infantil “Olivia e o Maravilhoso Mundo da Imaginação”
- 21 horas — SaxChique (DJ com saxofone), atuação no Coreto do Jardim Municipal de Paço de Arcos
23 de março (domingo)
- 15 horas — Animação itinerante
- 16 horas — Estátuas de chocolate
- 16h30 — Palhaço Batatolas
- 17 horas — DJ Goulart, atuação no Coreto do Jardim Municipal de Paço de Arcos