comida

Esqueça a polémica: nestes 9 restaurantes oeirenses pode comer pizza com ananás

Para os italianos esta combinação é um insulto. Em Portugal há quem não dispense este ingrediente.
Imagem: Shutterstock

O mundo divide-se em dois no que respeita a certo tipo de assuntos: quem gosta mais de praia ou de campo, quem prefere frio ou calor, quem põe primeiro o leite ou os cereais na taça. Mas há outro tópico, relacionado com comida, que gera opiniões acesas e até cria polémicas em grandes marcas: pôr ou não ananás na pizza? A cadeia Domino’s chegou a lançar uma votação em Espanha para saber se continuava a pôr este ingrediente nas pizzas ou não.

Em Portugal, não há dúvidas. O ananás é, segundo a cadeia, um dos ingredientes extra mais pedidos. E há pizzarias tradicionais que também não dispensam ter no menu pizzas com ananás. Outras recusam, por quererem aproximar-se o mais possível do conceito criado em Itália. O certo é que, para os italianos, colocar ananás é um verdadeiro insulto à original pizza italiana.

Como em tudo, há quem considere que fruta na pizza não é uma boa combinação mas, para outros, o toque fresco da fruta a cortar a gordura é essencial. É para eles que se destina a lista que a NiO preparou, que reúne as pizzarias do concelho de Oeiras onde o ananás faz parte da carta. Alguns dos restaurantes sugeridos não se limitam a colocar o ananás por cima da base, fazem uma caramelização primeiro, para que o ingrediente ganhe mais sabor. 

Tome nota do nome das pizzas e, se quiser, convide amigos que estão do seu lado da barricada nesta polémica para ir prová-las, num verdadeiro roteiro gastronómico de pizzas com ananás, para decidir, no fim, qual a melhor.

Se já está com água na boca, carregue na galeria para conhecer as pizzarias oeirenses que colocam ananás nas pizzas.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA