comida

Entre vinis e uma biblioteca gigante. Será este o café mais cool do mundo?

Acaba de ser inaugurado mas já se tornou viral. É uma espécie de paraíso para amantes de música.
É impressionante

Imagine o seguinte cenário: depois de escolher o café que lhe apetece beber, pode percorrer estantes e estantes recheadas de vinis, agarrar o que mais lhe agrada e sentar-se numa confortável poltrona a ouvi-lo em paz e sossego. À sua frente, uma biblioteca que se estende pelas paredes do edifício com dezenas de metros de altura.

Tudo isto vive no interior do Starfield Suwon, o novo centro comercial na Coreia do Sul, erguido pela mesma empresa que em 2017 criou o COEX em Seul. O shopping da capital correu o mundo, sobretudo pelas imagens icónicas das paredes forradas a livros.

A fórmula funcionou e a Starfield decidiu repeti-la em Suwon, nos subúrbios de Seul. Um negócio que abriu oficialmente na sexta-feira, 26 de janeiro. Mas todos os olhos ficaram postos no café recheado de vinis.

No Vinyl Starfield, a música é a protagonista e oferece aos visitantes a oportunidade de beberem uma chávena de café enquanto mergulham no som quente do vinil. As estações individuais são todas em poltronas, com direito à sua mesa, um gira-discos e dois pares de fones, para poder partilhar o momento.

O espaço abre-se para o hall interior do centro comercial, onde se ergue a biblioteca com oito andares. Aberto durante todo o dia, tem infelizmente um preço de admissão. Quem quiser viver a experiência terá que comprar um bilhete de 14,5€, que dá direito a uma bebida de oferta. No balcão servem-se os tradicionais formatos, do espresso ao americano e aos mais variados lattes de diferentes sabores.

Outra restrição: o bilhete dá direito apenas a duas horas de permanência, isto quando existem listas de espera para entrar. E por estes dias, esse é o cenário mais provável. Em apenas dois dias, durante o fim de semana de inauguração, estima-se que mais de 230 mil pessoas tenham visitado o espaço.

Escusado será dizer que quando os primeiros vídeos do Starfield chegaram às redes sociais, acumularam milhares de visualizações em poucas horas. Os filmes revelam os interiores impressionantes da biblioteca do novo centro comercial instalado na província mais populosa do país.

Esta inauguração faz parte do esforço da Coreia do Sul para tentar atrair 30 milhões de turistas estrangeiros até 2027, uma estratégia implementada após o impacto da pandemia no setor de turismo. O Ministério da Cultura, Desporto e Turismo anunciou em janeiro que irá fazer um investimento de 940 milhões de euros só em 2024.

O gigantesco Starfield Suwon tem cerca de 325 mil metros quadrados, é composto por oito pisos subterrâneos e oito pisos acima do solo. Só a biblioteca ocupa três pisos, do terceiro ao sétimo andar, com prateleiras de livros a 22 metros de altura e que contêm mais de 36 mil referências.

Estima-se que 90 mil visitantes tenham passado pelo Starfield Suwon só no dia da abertura. Perto de 140 mil no dia seguinte, num total de 230 mil, 19 por cento da população de Suwon.

Como chegar lá

Parta do Porto ou de Lisboa, é certo que terá pelo menos que fazer uma escala num voo que dura pelo menos 19 horas. Para fevereiro, há viagens que começam nos 868€ por pessoa, rumo ao aeroporto internacional de Incheon. Chegado a Seul, os transportes públicos, neste caso o metro, fazem o resto e dão a ajuda necessária para, por cerca de cinco euros, percorrer os 32 quilómetros até Suwon.

Carregue na galeria para ver mais imagens do Vinyl Starfield e do centro comercial.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA