comida

Deco revela que os supermercados Mercadona são os favoritos dos portugueses

A conclusão é baseada num inquérito de satisfação dos clientes. O El Corte Inglés ficou em segundo lugar.
Consumidores mostram preferência pela marca espanhola.

As marcas espanholas de distribuição lideram as preferências dos consumidores nacionais. Segundo os resultados de um inquérito de satisfação revelado pela Deco Proteste, na passada sexta-feira, 24 de novembro, os supermercados da Mercadona estão em primeiro lugar nas escolhas dos clientes portugueses, logo seguidos pelos espaços do El Corte Inglés/Supercor.

“As lojas físicas da Mercadona possuem uma avaliação mais elevada em relação ao conforto, na indicação dos preços, na qualidade do peixe, na qualidade e disponibilidade dos produtos de marca própria e na satisfação com os produtos comprados”, pode ler-se no relatório da entidade.

Por outro lado, no que diz respeito a esta empresa, as promoções e os descontos são os pontos que mereceram menos destaque pelos inquiridos. Em terceiro lugar da lista surge a My Auchan.

A Deco realizou também um inquérito similar para o comércio online, com nova vitória de uma empresa espanhola. Desta vez foi a página do El Corte Inglés a recolher a maioria das reações positivas.

“No caso das lojas online, a satisfação baseia-se apenas nas respostas de quem efetuou compras nos sites e recebeu os produtos em casa, através de um serviço operado pelo supermercado. Aqui, obtiveram-se resultados para quatro plataformas”, refere.

O aspeto que mais influencia a aprovação global é a precisão na entrega. “O El Corte Inglés e o Pingo Doce (Mercadão) são os que mais satisfazem neste critério. A disponibilidade dos produtos, a pontualidade da entrega e condição dos produtos à chegada também determinam a escolha dos consumidores.”

As conclusões do estudo da Deco baseia-se em 4412 respostas de inquiridos. Existem tem outros dados relevantes. Por exemplo, 55 por cento dos portugueses vão ao supermercado uma ou duas vezes por semana, 67 por cento executam pagamentos com cartão de débito e 53 por cento vão todas as semanas ao mesmo supermercado.

“A principal razão para a escolha de um supermercado é a proximidade à casa ou ao local de trabalho, referida por 38 por cento dos inquiridos. Apenas 15 por cento mencionaram a qualidade dos produtos em geral e o facto de a loja praticar bons preços. 74 por cento confirmaram que nunca compraram num supermercado online.”

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA