A praia de Paço de Arcos está mais animada este verão. O motivo? Chama-se Bugi, o novo bar da concessão que chegou para dar vida à zona com uma estética que faz lembrar os tempos antigos de praia, com toldos às riscas, dignos de postal vintage.
Por detrás do projeto está João Oliveira Costa, 56 anos, que trocou uma carreira de 30 anos numa agência de publicidade quando começou a perceber que queria procurar um outro rumo para a sua vida. A oportunidade de criar e gerir o Bugi foi algo que surgiu na altura certa.
“Trabalhava na área da publicidade, design e ativações de marca, mas já estava cansado porque o mercado está cada vez mais difícil e já não sentia a energia necessária. A oportunidade de ficar com o bar foi mesmo uma surpresa. O arquiteto do projeto encomendou-me o serviço de marketing e lançou-me o desafio de ficar à frente do espaço”, conta João à New in Oeiras.
O projeto despertou-lhe a atenção não só porque queria experimentar novas realidades profissionais, mas por ser de Oeiras e por passar muito tempo no paredão a correr e a praticar exercício. “Queria mudar de vida, apesar de nunca ter ambicionado um bar de praia. O projeto pareceu-me interessante, sempre passei aqui muito tempo a treinar para as maratonas e achava que esta zona precisava de reabilitação e algo novo”, afirma.
Sob o mote “o bar da vida boa”, o espaço foi inaugurado no primeiro dia do mês de junho e foi criado do zero, mas com um objetivo bem claro: resgatar a memória afetiva de um dia de praia nos anos 90. Os toldos, às riscas vermelhas e brancas, foram pensados para recriar “um dia de praia de outros tempos”.
“Queria algo tradicional, com um toque português e que nos fizesse lembrar as idas à praia com os nossos pais. Um bar mais tradicional e retrô”, diz. O nome — que se lê bu.d.gi — nasceu da paisagem: o Bugio está mesmo em frente. Mas João quis dar-lhe um twist mais divertido e internacional. “A ideia surgiu porque estamos em frente ao Bugio, mas queria ter um nome mais divertido e até que atraísse também estrangeiros.”, confessa.
Além do bar junto ao paredão, inclui um quiosque na areia, serviço de espreguiçadeiras e cadeiras. “O objetivo era criar um espaço onde os clientes pudessem estar à vontade, sem ter de sair da praia para comer ou beber. Temos serviço de esplanada e um quiosque na areia”, destaca.
“O nosso lema é receber e servir como gostaríamos que nos recebessem. Esta zona é muito frequentada por famílias e grupos de amigos. pelo que queremos ser um bar de convívio simpático e familiar”, acrescenta.
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O menu inclui várias bowls, matcha fruit bowl (7,40€) ou bowl de iogurte e cacau (6,90€), tostas mistas (5,90€) ou tosta de presunto e tomate seco (7,30€), além de gelados.
Há também bruschetas de tomate, burrata e pesto (7,90€) ou de abacate e salmão (9,40€), sandes de atum (6,50€) ou de frango (8,50€), saladas (10,80€) ou smash burgers (11,10€).
Para beber, as propostas vão desde os sumos naturais aos cocktails, passando pelos vinhos. “Temos muita variedade de produtos, pratos leves e saudáveis associados ao ambiente de praia.”, afirma.
Apesar da inauguração recente, João já tem planos para o futuro, que passam por criar uma comunidade e tornar o Bugi num espaço de convívio, perfeito para criar ligações. “Uma vez por mês, queria juntar as mesas e ter apenas uma zona de refeições, em que as pessoas tinham de comer umas ao lado das outras. Sentavam-se onde houvesse lugar.”
Em mente também está a criação de um grupo de corrida e treinos, “para juntar as pessoas. Já fora da época balnear, vamos organizar clubes de leitura, workshops de cerâmica, yoga ou costura. Queremos ser um bar que transmita vida boa”, afirma.
O Bugi está aberto todos os dias, das 8h30 às 22 horas, até 30 de setembro. Quando a época balnear terminar, o horário de funcionamento passa das 9 às 17 horas.
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