comida

Blintz: o crepe recheado que é o sonho de uma tarde de outono

Bónus: ainda tem uma cobertura de frutos vermelhos. Não há nada melhor do que isto.
Que delícia.

O doce popular na cozinha judaica é uma espécie de híbrido entre um crepe e uma panqueca. Mas venham de onde vierem, a verdade é que os blintzes são extremamente fotogénicos — e são também a receita ideal para gastar os créditos de guloseimas da semana. Se tiver que comer um pecado, que seja com um prato destas belezas.

Não é a receita mais simples do mundo, já que necessita de pelo menos dois elementos cozinhados. O primeiro, os crepes, que requer alguma técnica, rapidamente adquirida ao fim de meia dúzia de exemplares. Depois, a cobertura. O recheio só precisa de um par de ingredientes bem misturados.

Os blintzes são extremamente versáteis, até porque não são usados apenas para receitas doces. Podem também ser um prato salgado, mas isso fica para outra oportunidade. 

Do que precisa

Para os crepes
— 4 ovos
— 125 ml de água
— 125 ml de leite
— meia colher de chá de sal
— 135 gramas de farinha
— 220 gramas de manteiga

Para o recheio
— 450 gramas de queijo ricotta
— 1 colher de sopa de manteiga
— 1 ovo
— 2 colheres de chá de essência de baunilha
— 50 gramas de açúcar

Para a cobertura
— Mistura de framboesas, mirtilos e amoras
— Açúcar a gosto

Como se faz

Numa taça, bata os ovos e junte água, leite, sal e farinha até obter uma massa homogénea. Deixe a mistura descansar durante 30 minutos.
Numa frigideira de cerca de 18 centímetros de diâmetro, coloque um pouco de manteiga, enquanto mexe a mistura. Assim que a manteiga derreter, suba o lume para uma temperatura média e coloque uma concha de sopa da massa e mova a frigideira rapidamente até que a ela cubra todo o fundo. Deixe cozinhar e vire apenas quando sentir que já está firme, mas sem queimar. Cozinhe mais uns segundos, retire e reserve. Volte a colocar um pouco de manteiga e repita o processo até acabar com a massa.

Para a cobertura, coloque os frutos e o açúcar numa taça, misture bem e deixe à temperatura ambiente durante pelo menos uma hora ou até que comecem a libertar o sumo natural.

Para o recheio, junte numa taça o queijo, a manteiga derretida, a gema de ovo, a baunilha e o açúcar. Misture bem.

Para montar: numa superfície, estenda um blintz e coloque uma a duas colheres de sopa de recheio numa das extremidades. Envolva com um envelope até que o crepe fique fechado e proteja o recheio — se tiver dificuldades, veja como o fazer neste vídeo. Na frigideira, volte a colocar um pouco de manteiga e frite ligeiramente os blintzes até ganharem uma cor dourada — e o queijo fique bem cremoso no interior. Sirva imediatamente num prato juntamente com os frutos vermelhos.

Caso esteja à procura de um doce menos calórico, sem poupar no sabor, espreite as receitas que a NiT reuniu para si. Carregue na galeria para ver tudo.

tags: Blintz, doce, receita

outros artigos de comida

mais histórias de Oeiras