comida

As asinhas de frango de Clara de Sousa que vão fazer sucesso junto dos seus convidados

Com molho barbecue a acompanhar, são cheias de sabor e ótimas para partilhar com família e amigos.
Vai acabar a lamber os dedos.

A origem das tão famosas asinhas de frango continua incerta, mas os Estados Unidos da América são apontados como os detentores da receita original. Acredita-se que foi 1964 o ano da sua criação, no Anchor Bar, em Buffalo, Nova Iorque. Segundo consta, as asinhas foram criadas para aproveitar sobras de uma refeição, temperadas com molho picante. Fizeram tanto sucesso que, no dia seguinte, foram acrescentadas ao menu do bar — e o resto é história.

Embora sejam muito populares nos restaurantes, raramente são feitas em casa, muito em parte devido à ideia de ser uma receita complexa e de difícil preparação. Caso queira experimentar, pode seguir a receita que Clara de Sousa partilhou no seu blogue (que agora faz parte do universo NiT), bastante fácil de replicar.

Além de prática, a jornalista da SIC desenvolveu uma versão mais saudável que a original. São feitas no forno, mas ficam igualmente crocantes e suculentas. A receita é ideal para duas ou três pessoas, pelo que deve aumentar a dose se for servir a um número maior de convidados.

No entanto, deve garantir que consegue assá-las numa única camada, sem sobreposição. Para lhes dar uma crocância maior pode usar um truque revelado pela pivot: misture fermento seco (o mesmo utilizado nos bolos) com os restantes temperos e vai obter uma carne com a pele seca e estaladiça. Em apenas 45 minutos ficam prontas a comer e são muito fáceis de preparar. 

Do que precisa

— asas de frango grandes
— piri-piri
— alho em pó
— pimenta
— sal
— fermento em pó
— paprika
— molho barbecue 

Como se faz

Comece por secar bem as asas com papel de cozinha para que a pele agarre facilmente os temperos. Corte-as ao meio, pela junção e descarte as pontas (pode utilizá-las para fazer um caldo de frango). Coloque os temperos na carne, começando pelo fermento, e massaje bem para absorver todos os sabores. 

Forre um tabuleiro do forno com folha de alumínio para facilitar o processo de limpeza, coloque a grelha e unte com óleo ou azeite. Disponha as asas com a pele para cima e leve ao forno até estarem no ponto. e de seguida pincele com molho barbecue. Relativamente ao molho, pode comprar uma das muitas opções disponíveis nos supermercados, ou optar por fazer a receita que Clara de Sousa tem no seu blogue. 

Carregue na galeria e conheça outras receitas igualmente fáceis de preparar, todas tendo o tomate como protagonista. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA