comida

A primeira edição do Nobre Gosto chega a Oeiras no início de setembro

O evento decorre entre os dias 2 e 4 de setembro, no Palácio e Jardins do Marquês de Pombal. A entrada é livre.
São três dias de provas de vinhos.

Quem vive em Oeiras está habituado a comer e a beber bem. São muitos os restaurantes incríveis por todo o concelho, onde se pode deliciar com várias iguarias e provar os melhores vinhos portugueses, mas há também uma forte aposta em eventos gastronómicos que conquistam os oeirenses.

Pois bem, vem aí mais um, que irá fazê-lo sair de casa para ir até ao Palácio e aos Jardins do Marquês de Pombal, no primeiro fim de semana de setembro. Chama-se Nobre Gosto, e é natural que nunca tenha ouvido falar, já que esta será a sua primeira edição. O evento, exclusivamente dedicado aos vinhos fortificados e doces nacionais, assume-se como único em Portugal. 

Sob o lema “Villa Oeiras convida”, a iniciativa decorre entre os dias 2, 3 e 4 de setembro, isto é, de sexta-feira a domingo, num dos espaços mais bonitos e acolhedores do concelho. Na sexta-feira, dia 2, o evento decorre entre as 18 e as 22 horas. No sábado e domingo, dias 3 e 4, as portas estão abertas das 16 às 22 horas.

Nobre Gosto é, segundo a organização, um evento composto por um conjunto de atividades diversificadas, que procuram captar o interesse de diferentes tipos de público e de profissionais, que inclui a exposição e prova de vinhos fortificados, ações de formação para profissionais, visitas de jornalistas e sommeliers estrangeiros, demonstrações culinárias, provas comentadas, debates e visitas guiadas à adega do vinho generoso Villa Oeiras.

A iniciativa é organizada pela “Grandes Escolhas”, uma publicação de vinhos, gastronomia e lifestyle e pelo Município de Oeiras, que celebra os vinhos fortificados portugueses — tais como o Vinho do Porto, o Vinho da Madeira, o Moscatel de Setúbal e o Moscatel do Douro, entre outros.

O espaço vai contar com a presença de expositores das principais empresas produtoras de vinhos fortificados portugueses, com bancas onde os visitantes poderão prová-los. Estarão presentes empresas de vinho do Porto, de vinho da Madeira, de Moscatel de Setúbal, do Douro e de outros vinhos licorosos de todo o País e também de vinhos doces que não sendo fortificados se associam àquele tipo de vinhos. Todos são convidados pelo anfitrião Vinho de Carcavelos.

Porém nem só de bebida se faz este evento. Pode contar também com a exposição e venda de iguarias doces e salgadas, que combinem e harmonizem com os vinhos fortificados, tais como doces regionais e outro tipo de pastelaria fina, compotas, chocolates e também patés e outros produtos do género.

No evento haverá também uma área dedicada às demonstrações culinárias, onde chefs convidados vão preparar petiscos que harmonizem com os vinhos em questão. Além de todas estas atividades proporcionadas aos visitantes, esta pretende ser uma experiência memorável num cenário único, histórico e envolvente do vinho generoso Villa Oeiras — um dos motivos pelos quais se escolheu Oeiras para receber esta primeira edição da iniciativa.

“O município de Oeiras tem feito um trabalho notável na recuperação da mais pequena e esquecida Denominação de Origem dos vinhos fortificados portugueses, como no vinho de Carcavelos. Importa por um lado louvar e reconhecer esse trabalho e, por outro, o espaço que nos foi disponibilizado, o Palácio Marquês de Pombal, que além da sua beleza arquitetónica, tem a carga simbólica de estar indissociavelmente ligado ao fundador da mais antiga região demarcada do mundo”, pode ler-se no site oficial do evento. 

A entrada é livre, mas o acesso às provas é realizado mediante a compra de um copo, no valor de 10€. Para participar nas Masterclasses terá que adquirir um bilhete (pode fazê-lo através da Ticketline). Custa 50€. Trata-se de um conjunto de provas de vinhos raros, guiadas por especialistas. 

E para desmistificar a ideia de que este tipo de eventos é feito para pessoas mais velhas, a organização irá criar uma zona dedicada ao consumo e degustação de cocktails envolvendo vinhos fortificados. No Bar de Mixologia, poderá encontrar diversos tipos de bebidas, numa atmosfera que se quer jovem e agradável, com a presença e animação com DJ. Aproveite estas sunset parties, nos jardins do Palácio do Marquês, para viver em grande um dos últimos fins de semana de verão. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA