comida

A massa viral italiana que pôs toda a gente a comer espinafres

As pastas Pici são uma especialidade de Siena, em Itália. O TikTok fez o trabalho de as tornar conhecidas e em vários pratos.
Pode juntar o molho que mais gostar.

Mesmo as coisas que parecem complicadas de fazer, um simples vídeo no TikTok faz com que tudo pareça bem mais simples. De certeza que nunca pensou fazer massa fresca em casa, mas está a ser uma tendência na rede social e até uma versão específica, as pastas Pici, de Siena, na Toscana, em Itália.

De aspeto parece que está a comer uma espécie de feijão verde, mas na realidade é uma pasta fresca feita com espinafres. É apresentada num esparguete mais grosso, tudo enrolado à mão e até com um aspeto meio tosco. Mas de sabor, pelos comentários que se apanham na rede social, está mais do que aprovado.

É daqueles casos em que apanhando a base pode depois criar à sua maneira. Por exemplo, juntar um molho que mais goste, carne ou peixe, está à vontade. Nesta versão partilhada no “Parade”, acrescentam um molho de manteiga e alho, também algo simples, com com ótimo aspeto.

Do que precisa

1 caixa de espinafres

1 chávena de farinha

meia chávena de azeite

sal q.b

Para o molho

4 dentes de alho

3 colheres de sopa de manteiga

meia chávena da água de macarrão

sal e pimenta q.b

queijo parmesão

Como se faz

Comece por fazer a massa. Junte no liquidificador a farinha e os espinafres. Misture bem até que o espinafre fique todo desfeito e unido à farinha. Adicione o azeite aos poucos e vá mexendo de vez em quando. Quando começar a fazer grumos, retire e trabalhe na bancada. Retire pedaços e faça rolos um pouco mais grosso.

Ferva água e junte um pouco de sal. Leve a massa a cozer durante a um minuto ou até que flutuem. Depois pode começar a fazer o molho para juntar. Reserve é um pouco da água onde cozeu a massa. Aqueça a manteiga e junte o alho picado. Junte a água da massa, o sal e a pimenta. Junte a massa que fez e rale queijo parmesão por cima. Está pronto a servir.

A NiT também já está no TikTok. Na página consegue ver todos os vídeos que saíram ao longo dos últimos meses com várias novidades das cidades e sugestões para fazer com a família e amigos.

Carregue na galeria para conhecer outras refeições que pode fazer em casa.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA