comida

A feira gastronómica de Vinhais está de volta a Oeiras — com desfile de Caretos

Entre os dias 1 e 3 de março, o mercado municipal vai ser invadido por produtos do concelho transmontano.
Tem 3 dias para visitar a feira. Foto: CMO

Caretos, gaiteiros, rancho folclórico, uma lareira acesa e um forte aroma a enchidos. Será este o ambiente que fará os oeirenses se sentirem imediatamente transportados para uma aldeia transmontana, assim que entram no Mercado Municipal de Oeiras, já este fim de semana, dias 1, 2 e 3 de março. Se gosta de produtos de fumeiro e artigos regionais da zona norte do País, não vai querer perder a 25.ª Promoção Gastronómica e Mostra de Fumeiro de Vinhais.

O evento, que já faz parte do calendário anual do concelho de Oeiras, é uma verdadeira festa de comida que pretende dar a conhecer o que de bom tem a cultura de Vinhais, numa parceria entre os dois municípios. Durante três dias, poderá visitar as tradições e a gastronomia transmontanas, conhecer os pratos típicos e provar os enchidos tradicionais que estarão espalhados por vários expositores de fumeiro. Entre os sabores que vai encontrar por lá, estão a alheira, o salpicão, a chouriça de carne, o pão tradicional, o folar, o mel, as nozes, o queijo, o vinho, o azeite, e muitos outros.

Entre um petisco e outro, haverá ainda atuações musicais com concertinas e gaitas de foles, e também desfiles de Gaiteiros e Caretos, que trazem consigo a energia contagiante das festividades da região de Trás-os-Montes, onde estas tradições são únicas e ancestrais.

“Este evento é uma referência em Oeiras, e também junto dos transmontanos residentes na área metropolitana de Lisboa, mantendo vivas as tradições e a gastronomia transmontanas. Além de ser uma ‘festa dos sabores’, a mostra de fumeiro conta também com animação muito própria e diversificada”, refere o município. 

Na última edição, o vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, mencionou a importância destas iniciativas para a dinamização do mercado e centro histórico de Oeiras, criando a oportunidade de dar a conhecer os produtos daquela região aos oeirenses, mas, também, trazer a Oeiras novos visitantes, sendo esta, uma ótima oportunidade de incentivar o turismo e a economia local.

Saiba tudo o que vai acontecer em cada um dos dias. 

1 de março (sexta-feira)

16 horas — Gaiteiros de Zido

21 horas — Concertinas CANT-O-EIRAS

22 horas — Contos à lareira

2 de março (sábado)

11 horas — Gaiteiros de Zido

15 horas — Caretos de Ousilhão

15 horas — Caretos de Vila Boa

16 horas — Rancho Folclórico da Casa do Minho

17 horas — A Morte e os Diábos (20 Diabos à Solta)

17 horas — Concerto Orquestra de Foles

18 horas — Arraial Banda Mega Watt

21 horas — Concertinas da Casa do Concelho de Castro Daire

22 horas — Contos à lareira

3 de março (domingo)

11 horas — Gaiteiros de Zido

14 horas — Caretos de Vila Boa

15 horas — Caretos de Ousilhão

16 horas —Rancho Folclórico da Casa do Concelho da Pampilhosa da Serra

16 horas —Rancho folclórico Flores das Beiras

17 horas — Arraial Banda Mega Watt

A festa familiar e aberta a todos faz-se durante três dias, no primeiro piso do Mercado Municipal de Oeiras. Nos dias 1 e 2 de março, sexta e sábado, as portas estão abertas das 10 horas à meia-noite. No domingo, dia 3, poderá visitar a feira entre as 10 e as 22 horas. Poderá almoçar e jantar por lá, numa das tasquinhas típicas. A entrada é livre, só paga o que comprar ou consumir.

Carregue na galeria para ver imagens de edições anteriores. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA