Luana Morais costuma dizer que os brigadeiros mudaram a sua vida. Depois de uma formação em confeitaria, ainda no Brasil, de onde é natural, durante muito tempo fazia estes pequenos doces apenas para oferecer. Quando veio viver para Portugal, há cerca de seis anos, começou a trabalhar em limpezas e oferecia brigadeiros aos patrões. Com o passa-a-palavra começaram a surgir encomendas e, no início da pandemia, as vendas dispararam.
Em 2020, decidiu, então, deixar o emprego que tinha e dedicar-se a 100 por cento aos brigadeiros. Quis homenagear o País que a recebeu de braços abertos e, juntando as palavras brigadeiro e português, surgiu a Brigadês. Durante quase três anos, era na pequena cozinha de casa, em Algés, que fazia os doces. Com o aumento das encomendas, principalmente nas épocas festivas, precisou de um espaço maior e, no início deste ano, abriu um atelier profissional em Linda-a-Velha (como a NiO partilhou neste artigo), com uma cozinha profissional, espaçosa e bem equipada.
Esta conquista permitiu-lhe também ter um espaço próprio para realizar os workshops de brigadeiros. A mesa grande, que foi encomendada à medida para ocupar o espaço de entrada do atelier, permite receber 11 formandos. Se gostava de aprender todos os truques e dicas para fazer bons brigadeiros artesanais, não deixe de participar num dos próximos workshops que a marca vai realizar.
O módulo I, que lhe permite aprender as bases essenciais deste tipo de confeitaria, terá três datas disponíveis no próximo mês. Só tem de escolher qual a que prefere, entre os dias 4, 11 ou 25 de novembro. A formação intensiva decorre entre as 10 e as 16 horas, com uma pausa de uma hora para almoço.
Será um dia inteiramente dedicado a absorver os segredos que tornam os brigadeiros saborosos, económicos, e visualmente bonitos, já que a apresentação é também muito importante. “Qual o ponto certo do brigadeiro? Qual a diferença entre o brigadeiro tradicional, o gourmet e o belga? Quais as principais fontes de gordura para o brigadeiro?”, são algumas das dúvidas que verá respondidas nesta aula. Os participantes vão também aprender a fazer uma “pitanga” perfeita para colocar no topo do brigadeiro de churros e do de Nido com Nutella.
A formação destina-se a iniciantes que desejam começar a trabalhar com brigadeiros, a quem quer ter uma segunda fonte de rendimento, quem já trabalha com doces e quer aprimorar as técnicas ou a quem quer apenas aprender para surpreender a família e amigos em datas especiais. O Natal está a caminho e esta pode ser uma ótima ideia: oferecer uns brigadeiros feitos por si aos pais, tios, amigos ou até colegas de trabalho. Luana Morais irá dar, ainda, algumas dicas de vendas, para quem quer fazer desta área um negócio.
Quanto à parte prática, entre as receitas que vai aprender a fazer, estão seis sabores diferentes: brigadeiro de chocolate de leite, de churros, de uva, de crème brûlée, de Nido com Nutella e “Romeu e Julieta”. Todos os brigadeiros produzidos na aula serão depois distribuídos entre os alunos.
O preço é de 147€ por pessoa e inclui todos os materiais utilizados na aula, um livro com todas as receitas e um certificado de participação. Se é mesmo de uma formação assim que andava à procura, então não deixe passar a oportunidade. Pode comprar o workshop no site da Brigadês.
Se não quiser participar nos workshops, mas ainda assim quiser provar os brigadeiros da marca, saiba que pode encomendar os produtos através loja online ou na página de Instagram que tem ligação com o WhatsApp. Pode também ir até ao atelier, que fica na Rua Rebelo da Silva, 19A, em Linda-a-Velha, onde existem sempre produtos com pronta entrega. O horário de atendimento é das 9h30 às 17h30, de segunda a sábado.