comida

5 spots no concelho de Oeiras com recheios de croissants inacreditáveis (doces e salgados)

Cocktail de camarão, cheesecake de Oreo ou cachorro quente são alguns dos sabores que pode provar perto de casa.
Imagem ilustrativa de Freepik.

A importância do croissant como um dos elementos fundamentais no menu de qualquer pastelaria portuguesa é tanta que, muitas vezes, nos esquecemos que a sua origem não é nacional. Na realidade, ao contrário do que muitos pensam, também não é francesa, mas sim austríaca. Há quem atribua a criação desta espécie de pão mais doce, com forma de meia lua (alusiva à bandeira do Império Otomano) aos padeiros de Viena. 

Segundo alguns historiadores, os croissants chegaram a França apenas no século XVIII, quando Maria Antonieta saiu da Áustria depois de se casar com o rei francês Luís XVI, em 1770. Levou consigo diferentes produtos e tradições do seu país, entre eles, aquela que era na altura uma massa de pão melhorada. Foi apenas no início do século XX, que os padeiros parisienses criaram aqueles que hoje conhecemos. 

Protagonista de pequenos-almoços, lanches e até de refeições principais, o croissant ganha lugar de destaque nas preferências dos portugueses. Folhados ou de brioche, há quem goste deles o mais simples possível, ou quem não resista a acrescentar outros ingredientes e diferentes sabores.

Foi precisamente com este objetivo — explorar as inúmeras opções de recheios que os croissants podem ter — que, nos últimos tempos, surgiram diferentes espaços no concelho de Oeiras (e um pouco por toda a parte) que lhe são inteiramente dedicados. 

Se é um dos seus bolos favoritos, se adora os pequenos-almoços de hotel só porque servem croissants acabados de fazer, se é um dos artigos que lhe chama imediatamente a atenção na montra de uma pastelaria, então vai querer apontar todos os locais perto de casa onde pode encontrar versões que talvez nunca tenha pensado provar.

Esqueça os croissants apenas com manteiga, queijo, fiambre ou mistos. A New in Oeiras encontrou cinco spots no concelho, de Oeiras a Algés, onde a criatividade não tem limites e poderá experimentar opções que não são frequentes noutros locais. Gostava de provar croissant de cocktail de camarão, de cheesecake de Oreo ou de cachorro quente? Neste sítios pode fazê-lo.

Desde recheios doces a salgados, opções para lanches ou como prato de almoço, sabores que cativam os miúdos ou que atraem paladares mais exigentes, há alternativas muito tentadoras. 

Pode convidar amigos ou familiares para fazer um roteiro pelos vários locais, provar todos e decidir quais os seus favoritos ou encomendá-los através das plataformas de entrega (estão todos disponíveis na Uber Eats, por exemplo).

Aproveite o fim de semana para ir até um dos locais que sugerimos. Carregue na galeria para descobrir quais são e que tipo de sabores vai poder provar.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA